Fiscalidade Verde preenche frotas com mais veículos amigos do ambiente

As empresas portuguesas utilizam cada vez mais veículos eléctricos, híbridos e movidos a gás. Com a implementação da Reforma da Fiscalidade Verde, estes veículos tornaram-se mais competitivos, revela estudo da LeasePlan.

De acordo com o relatório Fiscalidade Verde e as Oportunidades para as Frotas Empresariais, os carros eléctricos, híbridos plug-in e movidos a gás de petróleo liquefeito (GPL) ou gás natural veicular (GNV) têm uma presença cada vez mais regular na frota das empresas nacionais desde que a reforma entrou em vigor.

O estudo explica que o desagravamento fiscal a que os veículos mais amigos do ambiente ficaram sujeitos veio conferir a estes automóveis competitividade em relação aos tradicionais movidos a gasóleo ou gasolina, sendo nos veículos elétricos que o impacto é mais significativo. A LeasePlan detectou um reflexo de -12%, decorrente da redução de custos com IVA, uma vez que os custos de aquisição/locação são dedutíveis em 100 por cento.

Ainda assim, a LeasePlan encontra ainda alguma relutância das empresas em relação às vantagens, incentivos e tributação destes veículos. Esta resistência prende-se sobretudo com o facto do automóveis abrangidos pela reforma da Fiscalidade Verde constituírem apenas uma parte residual na frota-tipo das entidades, que continuam a dar prioridade aos veículos movidos a gasolina e gás.