A escuta activa é fundamental para uma liderança eficaz. Aprenda a desenvolvê-la em seis passos

As pressões e exigências diárias muitas vezes sobrepõem-se ao trabalho, deixando pouco tempo e energia para nos concentrarmos em abrandar e realmente ouvir e orientar quem precisa. A pensar nisto, o High Play Institute partilhou seis técnicas para uma escuta activa eficaz.

A escuta activa é uma qualidade essencial para uma liderança eficaz, facilitando tomadas de decisão informadas.

1. Prestar atenção. Dê “tempo de espera” antes de responder. Não interrompa, não acabe as frases do outro ou comece a formular a sua resposta antes de terminarem. Preste atenção à linguagem corporal ao envolver-se na escuta activa.

 

2. Abster-se de julgamento. Como ouvinte e líder, mantenha-se aberto a novas ideias, novas perspectivas e novas possibilidades ao praticar a escuta activa.

 

3. Reflectir. Não assuma que o compreendem correctamente. Espelhe a informação e as emoções periodicamente, parafraseando os pontos-chave.

 

4. Clarificar. Não hesite em fazer perguntas sobre qualquer questão que seja ambígua ou pouco clara: “Deixe-me ver se compreendi.” “Está a falar sobre…?” ou “Espere um minuto. Não entendi.”

 

5. Sumariar. Repetir os temas principais à medida que a conversa avança confirma e solidifica a sua compreensão do ponto de vista da outra pessoa. Deve resumir brevemente o que compreendeu enquanto pratica a escuta activa e peça à outra pessoa para fazer o mesmo.

 

6. Partilhar. A escuta activa é, em primeiro lugar, sobre compreender a outra pessoa e, em seguida, sobre ser compreendido como ouvinte. Pode falar sobre uma experiência semelhante que teve ou partilhar uma ideia que foi desencadeada por um comentário feito anteriormente na conversa.

Ler Mais