![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2022/09/bem-estar.jpg)
Quer promover o bem-estar dos seus colaboradores? Comece por estas cinco dicas
Hoje em dia, o bem-estar e o bom ambiente de trabalho é um dos principais desafios das empresas. Neste sentido, a New Work Portugal, grupo na área das TI, partilha algumas dicas que promovem o bem-estar dos trabalhadores.
Ora tome nota:
Investir na saúde mental
A saúde mental é um dos principais factores que contribuem para o bem-estar dos trabalhadores e, por isso, é imprescindível que as empresas tomem acções que visam apoiar os trabalhadores neste âmbito como, por exemplo, o acesso a suporte pessoal e familiar (tal como disponibilidade de um programa que inclui sessões de psicologia, coaching, follow-ups de retorno ao trabalho após licenças prolongadas e uma linha de apoio 24h), além de webinars mensais, incluindo aulas de ioga e workshops.
Promover um bom ambiente de trabalho
Um ambiente de trabalho agradável e inclusivo é, também, uma mais-valia, pois aumenta a satisfação e a produtividade, tornando os trabalhadores mais felizes e motivados. Para isso, as empresas devem incentivar o trabalho em equipa, a realização de team buildings de forma regular, off-sites, espaços de lazer e descanso no escritório e eventos para promover conexão, uma vez que ajudam a criar e a fortalecer os laços entre trabalhadores.
Estabelecer um equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Estabelecer limites entre a vida pessoal e profissional é fundamental, já que respeitar o tempo pessoal contribui para uma mente mais saudável. A flexibilidade de horários é uma das formas de as empresas contribuírem para este equilíbrio.
Dar voz aos colaboradores
Ouvir as pessoas é essencial para que estes se sintam valorizados. É, por isso, importante incentivar uma comunicação aberta para que os trabalhadores se sintam à vontade para partilhar todas as suas opiniões, preocupações e ideias.
Estimular o desenvolvimento pessoal e profissional
Com o mundo em constante mudança, as empresas sentem, cada vez mais, a necessidade de estimular e cultivar o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus trabalhadores para que estes se sintam mais motivados e bem preparados. As empresas devem, assim, disponibilizar cursos e workshops que lhes permitam obter novos conhecimentos e a desenvolver novas competências.