As pessoas serão sempre o factor diferenciador
Perto de 400 convidados no auditório do Museu do Oriente (que se manteve cheio até ao fim) e mais de 65 mil entradas no live streaming, provam que o tema da 26.ª edição da Conferência Human Resources foi certeiro: “Human Skills: A resposta da Gestão de Pessoas à Inteligência Artificial (e não só)”. A tecnologia é incontornável – e unanimemente considerada uma mais-valia –, mas não vai substituir as pessoas, não no essencial.
Por Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho
Temas pertinentes e um leque de especialistas de sectores diversificados e com experiência acumulada que contribuíram para a riqueza das reflexões, foram, nas palavras de quem assistiu, o que justifica “mais uma conferência de sucesso». O programa dividiu-se em sete momentos e contou com 13 oradores que, tendo como mote a dicotomia entre competência humanas e inteligência artificial, falaram sobre o que diferencia as empresas – e as pessoas. E como pode a inteligência artificial não substitui-las, mas potenciá-las.
Rescaldo feito, o foco está agora nos próximos meses, que não se avizinham fáceis, desde logo pelo contexto nacional: Portugal vai agora passar por meses de um Governo “de gestão”, que significa que fica limitado à “prática dos actos estritamente necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos”. Nesse período, não pode produzir novas leis. No entanto, a dissolução do Parlamento só acontecerá no ano que vem, e, sendo assim, após a votação do Orçamento do Estado, que deverá ser aprovado no final de Novembro, com as medidas que contempla a passar a vigorar a partir de 1 de Janeiro de 2024. Esta realidade vai impactar a vida nas empresas? Quais serão os grandes desafios que se avizinham a curto prazo? Da resposta a esta reflexão sairá o tema para a próxima Conferência Human Resources.
O almoço do Conselho Editorial da Human Resources realizou-se, como habitualmente, no Vila Galé Ópera, em Lisboa. Estiveram presentes os conselheiros: Ana Rita Lopes (Delta Cafés/ Grupo Nabeiro), Elsa Carvalho (WTW), Marco Serrão (Galp), Pedro Fontes Falcão (Iscte Executive Education), Pedro Rocha e Silva (Neves de Almeida HR Consulting) e Vanda de Jesus (iCapital).
Almoço do Conselho Editorial da Human Resources, artigo publicado n.º 155, de Novembro de 2023