
Como competir com recursos banais?
Uma abordagem clássica da estratégia envolve ganhar vantagem competitiva com recursos valiosos, escassos e distintos. Contudo, descubra na Human Resources de Julho/Agosto que é possível desenvolver uma estratégia empresarial através do uso inovador de recursos bastante vulgares.
Por Frédéric Fréry, Xavier Lecocq e Vanessa Warnier
Durante as últimas três décadas, pesquisas sobre recursos concluíram que uma estratégia sã deve depender do controlo exclusivo de recursos valiosos e raros – como um nome distinto, um conjunto de talentos sem paralelo ou uma tecnologia incomparável. Contudo, ainda que os recursos estratégicos possam oferecer uma vantagem competitiva superior, o seu custo pode por vezes ultrapassar os seus benefícios.
Neste artigo, argumentamos que os recursos banais podem ter um papel importante, mas ignorado, nas estratégias de sucesso – e que competir com recursos banais pode ser um complemento valioso a competir com recursos estratégicos. Conheça o exemplo da TomTom…
Leia reportagem na íntegra na Human Resources de Julho/Agosto.