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Como liderar em períodos de transição?
Existem algumas características-chave de liderança que não só ajudam a aliviar a ansiedade, que inevitavelmente surge em momentos de mudança, como contribuem para motivar as equipas durante esse tempo. Descubra cinco atitudes que podem ajudá-lo a gerir os colaboradores em períodos de instabilidade.
Não importa a que indústria pertence, ou em que parte do mundo opera, há uma tendência que temos de encarar: as empresas estão a mudar cada vez mais rápido e no futuro fá-lo-ão ainda mais depressa. Desta realidade surge a necessidade das organizações e equipas de mudar igualmente depressa para continuarem a responder e exceder as expectativas dos clientes. Sandi Peterson, presidente do grupo mundial da Johnson & Johnson, aponta, à MPW Insider, alguns aspectos importantes da liderança em períodos de transição.
1. Mantenha-se externamente focado
Lembre constantemente a sua equipa de quais são os objectivos da organização e do por quê de fazerem o que fazem. Faça-os questiornarem-se sobre isso quando estão a perder o foco. Delinear esses propósitos reduz o stress e mobiliza as pessoas, deixando-as mais motivadas sobre a possibilidade colectiva.
2. Planeie a longo-prazo, mas vá alcançando resultados ao longo do caminho
Gerir em ambientes e períodos de ambigüidade pode ser difícil, mesmo para os líderes mais experientes. A definição de um conjunto claro de metas para a sua equipa demonstra que não há um fim à vista. No entanto, é crucial durante este tempo que percorra a transição em fases. Siga alcançando pequenos resultados. Estes têm o potencial de criar um impacto real e de motivar os colaboradores, levando ao aumento da produtividade e ao desejo de conseguir mais.
3. Permaneça ágil
A agilidade é fundamental para liderar uma equipa em tempos de mudança. Construa um ambiente que capacite a sua equipa de assumir riscos. Defina métricas do que precisa de ser alcançado e medidas contra as condicionantes que possam surgir ao longo do caminho. Se as metas não estão a ser cumpridas, desafie a sua equipa a se reavaliar e desenvolver uma nova estratégia. Crie também uma cultura onde as pessoas sejam capazes de desafiar o status quo.
4. Tire partido da sua posição para ajudar a sua equipa
Aproveite a posição de líder para reunir conhecimento e experiência sobre a empresa e geografia e dotar a sua equipa dos recursos apropriados de que necessitam para serem bem-sucedidos. Incentive a colaboração sempre que possível. Isso trás melhores resultados tanto para a equipa como para os stakeholders.
E não se esqueça… 5. Apoie a equipa e celebre com ela os resultados alcançados ao longo do caminho, porque no final do dia, estão todos juntos no mesmo.