Que tendências vão marcar o mundo do trabalho em 2024? A Multipessoal responde
Ricardo Carneiro, senior director de Recrutamento e Selecção Especializado na Multipessoal, identificou as tendências que vão marcar o mundo do trabalho e da Gestão de Pessoas em 2024.
Os últimos anos têm sido palco de várias transformações a nível do mercado de trabalho. A pandemia, a guerra e a inflação foram as grandes responsáveis destas mudanças, entre as quais a adopção do trabalho remoto, a maior flexibilidade e a valorização da diversidade e inclusão.
Com base nisto, é possível prever, mesmo tendo em conta a incerteza do que temos vivido, algumas das principais tendências para a gestão de Pessoas.
1. Inteligência Artificial (IA) e automação de processos
É certo que a IA tem vindo a revolucionar o mundo do trabalho no que toca à automação de processos. No mundo dos RH não é diferente e estas tecnologias automatizam tarefas rotineiras, no que toca ao processo de recrutamento, e fornecem insights valiosos para a tomada de decisões. Em 2024, a presença da IA nos RH será ainda maior, uma vez que permite reduzir custos e melhorar a eficiência.
2. Trabalho híbrido e flexível
Tornou-se uma tendência em 2022 e 2023 e sabemos que se irá manter para 2024. Vai haver um aumento no número de empresas que adoptam este modelo de trabalho, mas também um recuar para uma maior rigidez e o regresso ao trabalho 100% presencial.
Será um ano de clarificação sobre as modalidades de trabalho. Prevê-se que as empresas mais flexíveis consigam melhores oportunidades na atracção e retenção de pessoas, uma vez que o trabalho híbrido oferece vantagens tanto para a empresa como para os colaboradores, melhorando a qualidade de vida.
3. Diversidade e inclusão
Este é um ponto cada vez mais importante para as empresas. Haverá um aumento na adopção de práticas de D&I, de forma a criar ambientes de trabalho mais inclusivos e equitativos.
4. Desenvolvimento de competências
É cada vez mais importante desenvolver novas competências e habilidades. Em 2024, vamos assistir a um aumento no investimento em formação e desenvolvimento de colaboradores, de forma a acompanharem as mudanças do mercado e respondendo aos níveis de competitividade.
Um tema bastante interessante, uma vez que se torna uma oportunidade para a área da IA, mas um risco para as empresas que não garantirem o reskiling dos seus colaboradores.
5. Políticas de bem-estar, felicidade e saúde mental
Existem, infelizmente, vários acontecimentos que nos perturbam e desafiam todos os dias, tais como: pandemia, guerra, crise económica, fenómenos de migração, mudanças culturais, choque tecnológico (IA) e o acesso à informação/desinformação através das redes sociais. Vivemos um novo normal, cheio de anormalidades.
Assim, nas organizações, surge o desafio e oportunidade de serem uma zona de agregação cultural, em torno de um propósito, contribuindo para a saúde mental dos colaboradores. Isto envolve não só na nova norma portuguesa 4590 (única no mundo), mas também uma diferenciação pela positiva.