Vodafone: Uma plataforma para crescer profissionalmente

Grow with Vodafone é a plataforma de aprendizagem e desenvolvimento à qual todos os colaboradores da empresa podem recorrer para definir e concretizar as suas aspirações de carreira.

Para a Vodafone, proporcionar aos seus colaboradores uma oportunidade de aprendizagem contínua e a possibilidade de desenvolvimento de novas competências é crucial para se adaptar e prosperar num ambiente competitivo em constante mudança. Além de fortalecer os colaboradores e impulsionar o sucesso colectivo, esta estratégia demonstra-se fundamental para afirmar a empresa como uma connectivity and digital champion. Sandra Santana, L&P BP and Talent Acquisition Manager da Vodafone Portugal, afirma que a empresa «tem uma perspectiva de desenvolvimento contínuo das pessoas que está associada aos objectivos estratégicos e consiste em assegurar que as pessoas têm as skills necessárias para desempenharem as suas funções actuais, mas também em prepará-las para o futuro, bem como as suas lideranças».

Neste sentido, a Vodafone coloca ao dispor dos seus colaboradores uma enorme variedade de recursos e oportunidades de desenvolvimento, tendo por objectivo garantir que cada pessoa pode personalizar o seu próprio plano de desenvolvimento de acordo com as suas necessidades, skills e aspirações individuais. No total, são mais de 40 mil os conteúdos das mais variadas áreas do conhecimento a que os colaboradores podem aceder através de uma plataforma transversal a todo o Grupo Vodafone que dá pelo nome Grow with Vodafone. «A Vodafone tem vindo a evoluir no que diz respeito às plataformas que utiliza e que neste momento já são muito suportadas pela inteligência artificial. A plataforma Grow with Vodafone engloba tudo o que é importante para o desenvolvimento, desde a perspectiva do recrutamento interno, passando pela avaliação de desempenho, pela aprendizagem e ainda pela liderança », diz Sandra Santana. «Na Vodafone, acreditamos que, além da formação formal, há outras vias para o nosso desenvolvimento, como a aprendizagem pela experiência e com os outros. O recrutamento interno, por exemplo, é visto como uma parte importante do desenvolvimento das pessoas porque nos dá acesso a diferentes experiências em diferentes áreas da empresa, o que permite dotar os nossos profissionais de valências mais abrangentes.»

A plataforma Grow with Vodafone é uma ferramenta robusta e personalizável que possibilita, a cada colaborador, aceder a uma vasta gama de conteúdos de aprendizagem, disponíveis em diferentes formatos. Mais, estes conteúdos estão, na sua maioria, disponíveis para a utilização online, mas existem também muitos outros que consistem em formações online, em tempo real, com formadores e colegas que podem ser de outros países. Em alguns casos, nomeadamente para níveis mais avançados de aprendizagem, os cursos permitem também ao colaborador, após a sua realização, propor-se a exame para a obtenção de certificações. Numa plataforma tão vasta e completa como esta, a Vodafone conta com parcerias estratégicas com instituições de renome, como por exemplo Harvard ou MIT.

As oportunidades de formação na Vodafone abrangem ainda conteúdos da Microsoft, Google ou AWS, bem como programas globais de formação que permitem o networking e a partilha de experiências com colegas de diferentes geografias. São disponibilizadas ferramentas de social learning e feedback que promovem uma cultura de aprendizagem contínua ao longo da vida, através das quais os colaboradores podem identificar os seus pontos fortes e áreas de melhorias, por forma a alinhar as suas expectativas e melhorar o desempenho individual e colectivo.

Todas estas ferramentas promovem na Vodafone um ambiente propício ao recrutamento interno, o que oferece aos colaboradores oportunidade progressão na carreira, seja através do desenvolvimento de skills dentro da sua área de expertise, ou em skills completamente novas que possam dar resposta a aspirações de mudança de carreira ou profissão.

 

Crescer com a Vodafone
A plataforma Grow with Vodafone, onde estão concentrados todos estes conteúdos de aprendizagem, é suportada em IA, o que permite um elevado grau de personalização de acordo com as experiências e aspirações de cada colaborador. O simples upload do CV na plataforma permite ao sistema reunir informações que servem de suporte a um conjunto de recomendações quanto aos conteúdos e formações que o colaborador tem ao seu dispor para investir no seu desenvolvimento. Mas o sistema faz mais do que isto. Além de conseguir detectar as skills que o colaborador já tem, através das informações de histórico académico e experiências profissionais anteriores, a plataforma permite ainda inserir informações relacionadas com as aspirações de cada pessoa. Assim, de acordo com os objectivos de cada um, a plataforma tem a capacidade de sugerir os conteúdos e formações que darão àquele colaborador as competências fundamentais para atingir os seus objectivos. É este nível de personalização que desbloqueia um grande potencial da plataforma no desenvolvimento das pessoas, dado que cada colaborador é capaz, assim, de desenhar o seu próprio plano de carreira e seguir uma estratégia ajustada às suas aspirações.

Além disso, anualmente, a área de Recursos Humanos da Vodafone define, em conjunto com as diferentes unidades de negócio, as skills que irão ser necessárias. Sandra Santana explica que «temos de entender os desafios que cada unidade de negócio tem de endereçar e quais as prioridades críticas de negócio, para a partir daí identificar quais as skills que têm de ser trabalhadas. Depois, tentamos traduzir isto em dashboards muito simples que mostram que, de facto, o desenvolvimento não acontece apenas através da formação formal, mas também por outras vias. Consideramos também, as rotações de pessoas e o recrutamento interno, e procuramos dar visibilidade agregada às chefias, que têm um papel importante no desenvolvimento das equipas».

Além de tudo isto, o Grupo Vodafone tem uma definição global das skills, comum a todas as geografias. Assim, as plataformas endereçam todas as formações correspondentes aos níveis de proficiência “Learner” e “Practicioner”, e conseguem também ter oferta para os níveis mais avançados: “Professional” e “Expert”. Porque muitas das skills pretendidas para os níveis mais avançados exigem certificação, as plataformas da Vodafone conseguem fornecer algumas dessas formações online, mas é necessário que depois os colaboradores se submetam a exame em entidades externas para obter a certificação.

Alguns exemplos de conteúdos disponíveis na plataforma Grow with Vodafone são as formações em línguas, licenças de formação e cursos nas mais variadas áreas do conhecimento.

Sandra Santana lembra que «vivemos num contexto que está a sofrer transformações profundas na forma como o trabalho evolui, no emergir de novas funções e saberes… E o tema das skills torna-se crítico, até porque algumas delas têm um prazo de validade. Na Vodafone procuramos implementar e desenvolver uma cultura em que as pessoas percebam a importância de continuarem a aprender no seu dia-a-dia de trabalho. Já não estamos num contexto como o da geração anterior, em que se tirava um curso e fazia uma carreira com base nisso. Hoje, as skills precisam de ser renovadas, e é frequente termos que desenvolver novas».

Para criar esta cultura, a Vodafone quer que as pessoas tenham a liberdade de definir o seu percurso de formação e decidir qual o rumo que querem dar à sua carreira. Assim, qualquer colaborador pode explorar, na plataforma Grow with Vodafone, entre as mais diversas áreas de formação, e candidatar-se aos cursos que quiser – muitos deles em real-time, e mesmo que sejam prestados por entidades externas.

 

Diferentes formas de olhar para a formação
A plataforma, implementada na Vodafone há mais de um ano, tem vindo a ser cada vez mais utilizada pelos colaboradores e, com os dados já disponíveis, a empresa já percebeu que «não existe um mindset uniforme». Deste modo, a empresa identificou três personas, que caracterizam as diferentes visões dos colaboradores da Vodafone face à formação e desenvolvimento.

Os Life Long Learners, correspondem a pessoas que têm a noção de que é importante aprender ao longo de toda a vida. São colaboradores que consideram a formação crítica para manter o seu desempenho e relevância na função actual e que, ao mesmo tempo, recorrem à aprendizagem para evoluir na carreira. Sandra Santana afirma que «estas pessoas acreditam que a formação é uma componente essencial do seu trabalho e um caminho de desenvolvimento e progressão».

Os Reactive Learners correspondem a pessoas que percebem a importância da formação e sentem a urgência de se desenvolverem, mas ainda não conseguiram criar e estabelecer um conjunto de hábitos que lhe permitam a proactividade e a autonomia de um Life Long Learner. «São pessoas que quando sentem necessidade e fazem formação, por exemplo no âmbito de um novo projecto, procuram oportunidades de formação, mas satisfeita aquela necessidade, voltam a ter uma atitude menos proactiva face à formação», explica Sandra Santana. Estas pessoas preferem formações presenciais porque lhes é assignada na agenda períodos de tempo para formação que vão fazer e, assim, não têm de tentar encontrar esse tempo no seu dia-a-dia de trabalho.

Por fim, os Compliant Learners, acreditam já possuir as competências fundamentais para desempenhar as suas funções e, quando precisam de aprender algo, procuram principalmente o suporte de colegas na organização. Estas pessoas investem em formações específicas associadas às suas funções, por exemplo no âmbito de um novo sistema, ou em formações mandatórias. No entanto, em circunstâncias normais, não procuram formação, nem na plataforma da Vodafone, nem em entidades externas.

Sandra Santana realça a importância da identificação destas personas como forma de desenhar planos de comunicação e inciativas de formação que potenciem o seu engagement e a evolução da cultura de desenvolvimento contínuo.

 

Este artigo faz parte do Especial “Academias” publicado na edição de Março (n.º 159) da Human Resources.

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