90% dos empresários esperam consolidação ou crescimento das exportações em 2016

A procura por parte dos clientes é o principal motivo do comércio transnacional, revela o estudo “European SME Exporting Insights 2015”, desenvolvido pela UPS junto de cerca de 11 mil PME europeias dos sectores Automóvel, Healthcare, High Tech, Industrial e Retalho.

As pequenas e médias empresas europeias estão optimistas em relação ao crescimento das exportações no próximo ano. Os resultados demonstram que a confiança destas organizações no comércio transnacional está a aumentar, sendo que as exportações estão fortemente associadas ao aumento da receita global das PME e à rápida adopção do e-commerce.

«O que é mais surpreendente é que as exportações das pequenas e médias empresas são muitas vezes impulsionadas pelos seus clientes. Um grande número de PME ainda se retrai quando é confrontado com as barreiras à exportação, até que um consumidor surge com um pedido de exportação», refere Cindy Miller, presidente da UPS Europa.

A investigação revela mesmo que as PME europeias são “operadores passivos”. Empresas da Bélgica, França, Alemanha e Reino Unido admitiram que a procura por parte dos clientes foi o principal factor para começar a exportar. Em todos os mercados, à excepção da Itália, este motivo surge no top três dos principais motores da exportação.

Outros dados deste estudo:

  • A Alemanha concentra o maior número de PME exportadoras da Europa, com mais de 120 mil pequenas e médias empresas presentes no comércio internacional
  • O maior destino não-europeu destas exportações é os EUA, seguido da Ásia, do continente africano e do Médio Oriente. A China permanece como um mercado de exportação menor, sendo o destino de apenas 11% das exportações das PME europeias.