Como recusar uma promoção no trabalho que não se alinha com os seus objectivos (sem prejudicar a carreira)?
Recusar uma promoção no trabalho parece um contra-senso. Subir na hierarquia corporativa nem sempre é a melhor opção para todas as situações – especialmente se a promoção em questão não corresponder ao rumo que o profissional deseja para a sua carreira ou não for adequada às suas circunstâncias actuais.
Assim, como dizer “Obrigado, mas não estou interessado” sem tornar as coisas estranhas? Como evitar parecer preguiçoso ou ingrato? Há alguma hipótese de transformar a oportunidade em algo que se alinhe melhor com os seus objectivos profissionais e financeiros? A Harvard Business Review dá a resposta.
Antes de recusar oficialmente, analise as razões que o fazem hesitar. É um momento menos bom a nível pessoal? Está feliz na sua função actual e não pretende assumir mais responsabilidade? Reflectir sobre estas razões – talvez com a ajuda de um mentor ou colega de confiança – pode esclarecer a sua decisão.
Se estiver 100% certo de que não deseja a promoção, recuse o quanto antes, de preferência dentro de 24 horas. Atrasar uma decisão pode dar a impressão de que está a considerar a oferta, o que pode prejudicar o seu empregador. Uma conversa pessoal (e não por e-mail é ideal para expressar a sua gratidão e raciocínio. Seja directo e sincero e evite detalhes desnecessários que possam implicar insatisfação com a sua função actual ou que planeia deixar a empresa.
Se a função não for adequada, foque-se nos aspectos que mais gosta na actual posição e manifeste entusiasmo sobre os projectos que tem em curso e oportunidades que surgirão no futuro.
Se quiser manter as opções em aberto, opte pela diplomacia, como por exemplo: “Adoro trabalhar aqui, mas por motivos familiares, não é o melhor momento para aceitar esta oferta. Contudo, estou aberto a oportunidades futuras quando as circunstâncias o permitirem.” Essa abordagem demonstra o seu comprometimento com a organização e também permite manter a porta aberta para outras possíveis funções.
Se a função não for adequada devido a tarefas ou prazos específicos, considere negociar. Talvez possa trabalhar com o seu gestor para ajustar a função para melhor atender às suas necessidades, ou até sugerir uma posição totalmente diferente que aproveite os seus pontos fortes e omita responsabilidades menos desejáveis. Mesmo que digam não, iniciar esse tipo de conversa demonstra que é atento e estratégico em relação à sua carreira.