
Janeiro é o mês mais popular para mudar de emprego
Descubra as principais razões que levam os colaboradores a procurar novos desafios, de acordo com uma pesquisa realizada pela Glassdoor.
Segundo o estudo, divulgado na HR Magazine,o primeiro mês do ano é aquele em que os profissionais estão mais propensos a pensar em mudar de emprego, com um em cada cinco entrevistados a citar esta altura do ano como a mais popular para tomar essa decisão.
Um salário baixo é a principal razão pela qual 35% dos colaboradores deixam um trabalho, seguido pela necessidade precisar de um novo desafio (23%) e pelo facto de considerar o trabalho aborrecido. O top 5 dos principais motivos fica completo com o local de trabalho em si e o comprimento do trajecto (20%) e da não aprovação do líder/gestor de linha (18%).
Apenas cerca de 9% dos entrevistados referem as relações negativas com colegas como uma razão para a demissão. No entanto, a camaradagem é muito mais importante para os mais jovens: 18% dos inquiridos dos 16 aos 24 anos consideraram-na como motivo para deixar um empregador passado.
Os entrevistados do sexo masculino foram mais propensos a demitir-se devido à cultura empresarial, com 16% dos homens a afirmar esse aspecto, em comparação com 11% das mulheres.
As mulheres, por seu lado, revelaram maior tendência em deixar um emprego onde não aprovavam o seu gestor de linha (19% das mulheres e 17% dos homens) e porque queriam assumir novos desafios, com 25% a procurar novas experiências em comparação com 22% dos homens.