Amazon Web Services já formou em cloud (gratuitamente) mais de 31 milhões de pessoas. Superou o objectivo para 2025

Em Dezembro de 2020, a Amazon Web Services (AWS) comprometeu-se a até 2025, formar 29 milhões de pessoas em todo o mundo com competências de computação em cloud, e democratizar o acesso a carreiras na cloud . Mas, a AWS anunciou agora que superou a meta com que tinha comprometido, e que já apoiou a educação de mais de 31 milhões de formandos em 200 países e territórios – e um ano antes do previsto.

A AWS desenvolveu um portefólio escalável de ofertas gratuitas para atender às necessidades de uma vasta gama de formandos, com todos os níveis de competência – de programas de formação para desenvolvimento de força de trabalho, como o AWS re/Start para pessoas desempregadas e subempregadas, aos Centros de Competências AWS, com aprendizagem presencial e exposições imersivas, que ‘dão vida’ à computação em cloud.

Para conseguir alcançar a meta de 29 milhões, a AWS lançou e amplificou várias iniciativas de formação gratuitas e diversificadas. Ofereceu mais de 600 formações e planos de aprendizagem, on-demand, disponíveis em 14 línguas no AWS Skill Builder; triplicou a presença global do AWS re/Start, um programa de formação que agora é leccionado em mais de 200 cidades e 60 países; abriu três novos Centros de Competências AWS em Seattle, Arlington e Cidade do Cabo, disponíveis a qualquer pessoa interessada em iniciar a sua jornada de aprendizagem em cloud; e proporcionou acesso a formação autodidata e gratuita a iniciantes em tecnologias da cloud, com acesso a um job board e a uma comunidade de apoio no AWS Educate.

Através destas iniciativas de formação globais, a AWS tem conseguido observar as últimas tendências relativamente ao tipo de conteúdos e de formação que têm mais procura por parte do público. Cursos baseados em funções, como os de Cloud Practitioner, Solutions Architect, Developer e Data Analytics, lideram em termos de popularidade, prova de que o desenvolvimento de carreira é um factor de motivação chave

A AWS também observou outra tendência, a de que as pessoas querem divertir-se enquanto aprendem. À medida que a inteligência artificial (IA) e o machine learning (ML) emergem como uma tecnologia revolucionária, a procura por formação relacionada com estas áreas tem disparado. Esta procura reflecte-se nos cursos de IA/ML mais populares, que são Amazon Bedrock Getting Started, Introduction to Generative AI – Art of Possible, Amazon Q Business Getting Started e Amazon Q Introduction.