Férias de Verão: sol, praia e… perigo online?
Por André Grilo, fundador e CEO da QuantumNova
As férias de Verão estão aí à porta e, com elas, a promessa de sol, praia e descanso. Mas, para muitos, esta época do ano é também sinónimo de flexibilidade: uma oportunidade de trabalhar remotamente a partir de qualquer lugar, seja na esplanada do café ou na piscina do hotel.
Enquanto relaxamos ao sol, muitas vezes esquecemos que, ao conectarmos os nossos dispositivos a redes Wi-Fi públicas, estamos a abrir as portas a cibercriminosos. Para piorar, as empresas para as quais trabalhamos, com toda a sua informação confidencial, também estão em risco.
Riscos à espreita nas redes públicas
As redes Wi-Fi públicas, por natureza, são menos seguras do que as redes privadas. Muitas vezes, não têm as medidas de protecção adequadas, como criptografia ou autenticação, tornando-as um alvo fácil para ciberataques. Os cibercriminosos hackers podem facilmente interceptar a nossa actividade, e roubar dados confidenciais como senhas, credenciais bancárias ou informações pessoais, nossas, das empresas para as quais trabalhamos e até de clientes, assim como aceder às suas mensagens ou até galerias de fotos.
A sua responsabilidade como trabalhador remoto
Como trabalhador remoto, tem um papel fundamental na protecção da informação da sua empresa e dos seus clientes. Ao conectar-se a redes Wi-Fi públicas, torna-se responsável por garantir que os seus dados e os dados dos seus clientes estejam seguros.
O perigo da VPN
Muitas pessoas acreditam que o uso de uma VPN (Virtual Private Network) as protege completamente sempre que decidem aceder a redes Wi-Fi públicas. No entanto, esta solução não é infalível, pois se a VPN for mal configurada, especialmente no que diz respeito à criptografia, podem ser vítimas de ataques SNDL (Store Now, Decrypt Later), que consiste em interceptar e armazenar o tráfego criptografado, esperar por ferramentas capazes conseguirem quebrar essa criptografia para aceder aos dados mais tarde, comprometendo assim a segurança da informação. Além disso, se o dispositivo estiver infectado com malware, os seus dados podem continuar em risco, pois o malware pode registar as suas actividades, capturar senhas e outras informações confidenciais, e até fornecer a cibercriminosos um acesso remoto para o seu dispositivo.
Proteja a sua empresa e as suas férias
É fundamental que todos os trabalhadores estejam cientes dos riscos que correm ao usarem redes Wi-Fi públicas e tomem medidas para se proteger. Aqui estão algumas dicas:
- Evite usar redes Wi-Fi públicas para aceder a dados confidenciais ou sistemas corporativos.
- Se precisar de usar uma rede Wi-Fi pública, use uma VPN confiável e configure-a correctamente.
- Mantenha actualizados: o sistema operativo dos seus dispositivos, software antivírus e anti-
- Nunca clique em links suspeitos ou abra anexos de emails desconhecidos.
- Esteja atento a qualquer actividade suspeita no seu dispositivo.
Lembre-se: as suas férias devem ser um momento de descanso e diversão. Não deixe que os cibercriminosos estraguem a sua paz. Siga estas dicas simples e proteja-se, a si mesmo e à sua empresa, dos perigos das redes Wi-Fi públicas.