De designer a marketeer: Mudar de carreira é sempre uma opção!
A vida é feita de mudanças e decisões corajosas. Quando decidi mudar a minha carreira, de designer para marketeer, não só estava consciente dos desafios que iria enfrentar, mas também estava cheio de esperança pelas oportunidades que esta transição poderia trazer.
Por Rúben Lobo, Performance & SEO specialist na Webcomum Digital Business & Tech
Nem todas as carreiras seguem uma trajectória linear, e isso ficou bem claro ao interagir com diversos profissionais do mundo digital ao longo deste processo. Cada um com a sua história, repleta de desafios, desvios surpreendentes e muito sucesso, todas acrescentaram um pedacinho de coragem neste rumo à mudança.
Depois de seis anos a trabalhar como designer, a minha proximidade com o departamento de marketing digital, que, diariamente, intervém em vários negócios, proporcionou-me uma visão privilegiada sobre o crescimento, as dificuldades, a evolução e os desafios enfrentados pelos clientes no universo digital. Essa convivência intensa permitiu-me não apenas observar, mas também entender as dinâmicas e estratégias aplicadas, assim como os problemas que emergem e as soluções inovadoras que são implementadas para impulsionar o sucesso dos nossos clientes. O processo despertou o meu interesse e foi nesse momento que surgiu a curiosidade de aprofundar mais os meus conhecimentos na área.
Comecei por acompanhar figuras populares como Gary Vee e Seth Godin, ler artigos, assistir a webinars, conversar com profissionais da área e participar em workshops relacionados com marketing. Percebi que muitos conceitos de design se aplicavam directamente no marketing digital, como são exemplos a importância da estética, a experiência do utilizador e o design de performance. Posto isto, precisava de adquirir novas competências para dar início ao que tanto queria e me identificava, o mundo do marketing digital.
Decidi então inscrever-me no Programa de Aceleração Digital de Roberto Cortez e Rebellion de Rui Patarrana. Estes programas foram um ponto de viragem na minha jornada, proporcionando-me uma visão abrangente do marketing digital e uma rede de contactos valiosa. Os cursos de marketing digital, gestão de redes sociais, SEO (Search Engine Optimization) e e-commerce tornaram-se parte do meu dia-a-dia e contribuíram para a minha rápida evolução nesta área. Não só me deram o conhecimento teórico, mas também a confiança para aplicar esses conhecimentos, na prática.
Meses mais tarde senti que a preparação estava feita e a decisão de mudar de departamento foi oficialmente transmitida. Os ideais estavam alinhados e a sinergia entre equipas permitiu que a transição fosse suave. Uma das maiores lições que aprendi durante este processo foi a importância da formação contínua e da adaptação. No mundo digital, as mudanças são constantes e a capacidade de aprender e adaptar rapidamente é crucial. A transição de designer para marketeer ensinou-me a valorizar a resiliência e a flexibilidade.
Por isso, se estás a considerar uma mudança de carreira, lembra-te de que nunca é tarde para seguir a tua verdadeira paixão. Investir em ti mesmo, explorar novas áreas e estar aberto a novas oportunidades pode levar-te a caminhos inesperados e gratificantes. A minha jornada de designer a marketeer foi desafiadora, mas extremamente recompensadora, e, neste momento, encontro-me feliz e agradecido por encontrar o espaço perfeito para crescer e reinventar-me.