Dá sempre 100% no trabalho? Não deve. Saiba porquê

Quase um quarto dos colaboradores passam por períodos de desgaste total no trabalho com muita frequência. Este síndrome tem o nome de burnout e foi classificado como doença pela Organização Mundial de Saúde. Mas pode ser evitado. A pensar nisto, Heather Chauvin, coach de liderança e especialista em educação estratégica partilhou com a Forbes Brasil algumas dicas para evitar o burnout.

1. Desafie-se
Na verdade, a ideia é ter uma tarefa quem o desafie a ficarem quieto, como verificar o email apenas duas vezes por dia, recusar um projecto porque não têm capacidade para trabalhar nele ou fazer um retiro. Aproveitar momentos de quietude vai ajudá-lo a liderar intencionalmente quando começar a trabalhar novamente. Na verdade, fará com que trabalhem de maneira mais inteligente, rápida e criativa.

 

2. Desligue o telemóvel uma vez por mês
Escolha um dia do mês para desligar o telemóvel e use esse período para se concentrar naquilo de que gosta. Pode ser mais fácil fazer este “detox” do telemóvel num dia fora do trabalho, como um domingo, ou optar por apenas algumas horas tardias do dia, comodas 19h às 22h.

Assim que se sentir confortável para fazer isso uma vez por mês, tente fazer o upgrade para uma vez por semana, ou até uma hora por dia.

 

3. Dê 70%
«Dê o máximo» ou «se for fazer algo, entre com tudo, ou nem entre» são aquelas frases motivacionais que parecem boas, mas, na verdade, representam uma maneira infalível de se preparar para entrar em burnout. 70% é o novo 110%, principalmente quando se assume uma nova tarefa. Por exemplo, se quiser começar a ir ao ginásio, usando 70% do seu esforço todos os dias (em vez de 110%) para realizar essa tarefa, obterá quase a mesma quantidade de sucesso e menos exaustão extrema, que rouba sua energia de outras actividades.

 

4. Concentre-se em acções que impulsionem o seu trabalho
Pare de se ocupar com tarefas que não são prioritárias até realizar as que efectivamente o são. Essas sim fazem a diferença e é aí que se deve concentrar. Com aquele 5% de trabalho obterá 95% dos resultados. Além disso, será possível evitar noites stressantes, nas quais são realizadas obrigações de última hora.

Ler Mais