Ana Maria Petrucci, Intelcia: Investir em competências e na reconversão de talentos

Ana Maria Petrucci, HR and Brand & Engagement director da Intelcia, acredita que «as hard skills são a base de um profissional de topo, mas as soft skills são responsáveis por transformá-lo num profissional de excelência».

«Neste 54.º barómetro é colocada a questão relativa às competências com maior dificuldade em encontrar. Sem surpresa, as soft skills e human skills representam 65% das respostas, por sua vez as hard skills identificadas por 10% dos respondentes.

É certo que todos procuramos talentos com conhecimentos técnicos e competências sociais, mas qual deverá ser a combinação e proporção que melhor funciona? Sabemos que um maior grau de competência social traz maior eficácia e melhores resultados organizacionais e, por sua vez, leva a um maior envolvimento e retenção. Muitos estudos provam que as competências técnicas podem ser ensinadas muito mais facilmente do que as competências sociais e os talentos que conseguem ir para além das competências técnicas são recursos inestimáveis. As hard skills são a base de um profissional de topo, mas as soft skills são responsáveis por transformá-lo num profissional de excelência.

Será esta a solução óbvia para a falta de recursos em alguns sectores? Devemos investir o mais possível na reconversão de talentos? Bem, a resposta é clara e 65% afirma investir no desenvolvimento interno que diz respeito a novos perfis/competências e 60% indica que a qualificação e requalificação é uma prioridade para empresas e profissionais.

Por outro lado, 70% das empresas refere que as suas políticas de gestão de talento estão focadas tanto nos mais jovens como nos mais seniores, sinal claro de que o envelhecimento da população e a entrada da nova geração no mercado de trabalho, obriga as organizações a promover programas de mentoria intergeracionais, proporcionando aos jovens oportunidades de desenvolvimento e formação, valorizando a experiência e o conhecimento dos mais seniores.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Agosto (nº.164) da Human Resources, no âmbito da LIV edição do seu Barómetro.

A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais