Cofidis: Alinhar os colaboradores com a estratégia e valores
A Cofidis aposta numa cultura de proximidade, em que a comunicação aberta e o envolvimento activo de todos os membros da equipa são fundamentais.
Nos últimos anos, a Cofidis tem vindo a consolidar uma estratégia de comunicação que coloca os colaboradores no centro das decisões, promovendo o seu envolvimento e motivação. Através de canais digitais, eventos internos e momentos de feedback, a empresa assegura que a voz dos colaboradores é ouvida e que os valores da organização são vividos no dia-a-dia. Nesta entrevista, Susana Mesquita Medeiros, Head of Internal Communication, revela como estas iniciativas têm sido fundamentais para o alinhamento e a coesão interna da empresa.
Qual o papel da Comunicação Interna na estratégia global da Cofidis?
A Comunicação Interna tem o papel de promover o alinhamento e o envolvimento de todos os colaboradores com a organização. Deste modo, é um catalisador da estratégia global da Cofidis, garantindo que todos estão informados, são ouvidos e se sentem motivados a participar activamente na vida e na estratégia da empresa.
É também papel da Comunicação Interna promover uma cultura organizacional agregadora, assente nos valores da Cofidis e do Cofidis Group – Agilidade, Audácia, Simplicidade, Responsabilidade e Consideração – contribuindo para um ambiente positivo e de proximidade, onde as pessoas se sentem bem e são, efectivamente, valorizadas.
Isto só é possível através do posicionamento da Comunicação Interna na organização. Na Cofidis, a Comunicação Interna apresenta-se como um parceiro estratégico da empresa, enabler da sua transformação e melhoria continua; acompanha os seus objectivos e prioridades, actuando de forma integrada, promovendo o foco e o engagement dos colaboradores.
De que forma a Comunicação Interna contribui para o alinhamento dos colaboradores com os valores e a missão da Cofidis e que ferramentas ou canais utiliza para manter os colaboradores informados e envolvidos?
Procuramos, diariamente, inspirar os colaboradores, mobilizando-os a adoptar as atitudes e comportamentos associados aos nossos valores corporativos, desde os eventos que organizamos, às peças, plataformas e conteúdos de Comunicação Interna que desenvolvemos.
Além da intranet, Espaço COFIdiz, e da rede social corporativa Workplace, a Cofidis disponibiliza newsletters regulares dedicadas à divulgação dos seus indicadores de actividade (COFIdiz Resultados), bem como às recentes novidades, tais como patrocínios, parcerias estratégicas, produtos e serviços, iniciativas de sustentabilidade, campanhas de marketing, entre outros (COFIdiz Notícias).
Promovemos um diálogo aberto e contínuo, onde os colaboradores partilham opiniões, sugestões e expectativas, designadamente, através do lanche com o CEO, “Ao vosso Encontro”.
Para compreendermos melhor “para onde vamos e porquê”, fazemos os Catch-Ups: momentos que sintetizam cada trimestre, em formato de talk. Nestes encontros, temos a rubrica “Let’s Talk About Strategy”, precisamente para divulgarmos os nossos projectos estratégicos, onde os colaboradores envolvidos são os protagonistas.
Sendo a Cofidis uma empresa orgânica, é natural que a sua estrutura evolua no sentido de responder aos constantes desafios. Assim, de modo a acompanharmos a forma como estamos organizados, lançamos os vídeos “Let’s Talk About People” dedicados às pessoas e ao seu quotidiano. Em cada episódio, os colaboradores expõem o que fazem, a sua dinâmica em equipa, a interligação com outras áreas e o seu impacto no negócio.
Outra forma de reconhecer o trabalho das equipas é através da celebração de resultados, promovendo momentos agregadores e descontraídos. Com este propósito realizamos nas Natura Towers e nas nossas Lojas localizadas em várias cidades do país, os Pop-Up Moment/ Pop-Up Lunch: happy hours, ou almoços de convívio que aproximam colegas, reforçam ligações, tendo-se tornado cada vez mais importantes em contexto de regime de trabalho híbrido.
Destacamos ainda as Little Experiencies que têm como objectivo surpreender os colaboradores. Esta é também uma forma de os trazer ao escritório, reforçando a nossa cultura de proximidade (ex. comemoração de diferentes épocas do ano: oferta gelados, bolas de Berlim, castanhas, bolo-rei, entre outros), materializando, assim, a nossa a assinatura “de pessoas para pessoas”.
De que forma a Comunicação Interna evoluiu na Cofidis nos últimos anos, especialmente com a digitalização?
A digitalização tem sido um motor de transformação na Comunicação Interna da Cofidis, permitindo uma maior agilidade e alcance das mensagens. Com o aumento das ferramentas digitais, como plataformas colaborativas e de comunicação online, conseguimos manter os colaboradores informados e envolvidos, em tempo real, mesmo em regime de trabalho híbrido. A digitalização facilitou a partilha de conhecimento e de feedback, bem como a interacção e a coordenação entre equipas.
Como é que a empresa promove o feedback dos colaboradores e assegura a sua participação activa nas decisões?
A Cofidis promove uma cultura de feedback contínuo, através de ferramentas digitais de recolha de opiniões, e encoraja o diálogo directo entre os líderes e as equipas. Reuniões regulares e seminários entre a direcção e os colaboradores permitem ouvir expectativas e opiniões, enquanto as plataformas de colaboração facilitam a partilha de ideias e sugestões. Além disso, realiza estudos regulares de Clima Social (ex. Great Place to Work), que permitem identificar pontos de melhoria, discutidos em workshops com as diferentes áreas da empresa, para que sejam definidos, em conjunto, planos de acção. Esta cultura de feedback é essencial para manter os colaboradores envolvidos nas decisões estratégicas da empresa.
Existem programas ou iniciativas específicas para promover o bem-estar e a motivação através da Comunicação Interna?
Uma das principais preocupações, desde há vários anos, que faz parte da estratégia da Cofidis e da respectiva Comunicação Interna, é o bem-estar dos colaboradores. Recentemente a empresa implementou um programa específico de wellbeing, o “COFIwell”, que abrange iniciativas ligadas à saúde emocional, física, profissional e social, e que são amplamente comunicadas, recorrendo a campanhas internas.
Através de canais como a intranet e o workplace, os colaboradores têm acesso a todas as informações sobre o programa e sobre as actividades que a empresa oferece. O minisite é outros dos meios muito utilizado para conhecer o calendário de acções e fazer as inscrições e/ou reservas (ex. avaliação física com um personal trainer, ginásio, aulas grupo como Pilates, body combat, entre outros).
A Comunicação Interna difunde e promove as iniciativas de well-being, designadamente talks de sensibilização relacionadas com diversos temas (ex. Cancro e Stress).
O apoio a eventos desportivos é outra das apostas da Cofidis. A Comunicação Interna organiza e promove a participação dos colaboradores em provas como a Meia Maratona de Lisboa que decorre há oito anos e conta com uma média de 150 participantes. Destacamos ainda o evento internacional “Sports & Games Trophy”, em que participam todas as filiais e empresas do Cofidis Group, localizadas em nove países da Europa. Esta verdadeira festa do desporto, promove a competição saudável e a prática do mesmo em várias modalidades. Cabe à Comunicação Interna impulsionar a participação dos colaboradores, acompanhar os treinos e levar as selecções com as cores da Cofidis Portugal ao torneio. Este ano, irão cerca de 40 atletas portugueses a Lille para competir nas modalidades de running, street basket, futebol, petanca, ténis de mesa, voleibol e badmington.
Todas estas iniciativas contribuem para fomentar uma vida mais saudável e, simultaneamente, são factores motivacionais e de engagement dos colaboradores com a Cofidis.
Qual é o papel dos líderes e gestores na disseminação de informação e no incentivo à comunicação?
Os líderes e gestores desempenham um papel crucial na disseminação de informação e no incentivo à comunicação. Eles são responsáveis por assegurar que as mensagens corporativas cheguem às suas equipas de forma clara e que o feedback é recolhido e transmitido aos decisores. A Cofidis promove uma liderança humanizada, onde os seus gestores são incentivados a manter um diálogo contínuo e a apoiar as suas equipas de forma próxima e colaborativa.
Paralelamente, existe uma relação de complementaridade entre a Comunicação Interna e os gestores da Cofidis. Por um lado, estes asseguram que as mensagens corporativas sejam entendidas pelas suas equipas, por outro, propõem temas pertinentes para disseminação a toda empresa. A Comunicação Interna tem o papel de facilitador: identifica a relevância dos assuntos, desenvolve os conteúdos e selecciona os melhores canais para informar e envolver todos os colaboradores.
Como é que a Cofidis garante que a Comunicação Interna é inclusiva e chega a todos os colaboradores, independentemente da sua função ou localização?
A Cofidis assegura que a Comunicação Interna é inclusiva através da utilização de múltiplos canais de comunicação que chegam a todas as áreas e funções da empresa. Cada colaborador tem acesso à informação necessária, independentemente da sua localização, desde newsletters digitais até reuniões presenciais. A inclusão é também promovida através de uma comunicação que respeita a diversidade, garantindo que todos se sintam representados e ouvidos.
Quais os principais desafios e prioridades para o futuro da Comunicação Interna na Cofidis?
Os principais desafios para o futuro da Comunicação Interna na Cofidis passam por continuar a promover uma comunicação eficaz, num contexto de crescente digitalização e de regime de trabalho híbrido.
Pretendemos manter a proximidade e a coesão entre equipas e lideranças, assegurando que todos se sentem ouvidos, reconhecidos e que continuem a ser os principais actores da transformação da empresa.
A comunicação regular, clara e transparente continua a ser uma das nossas principais prioridades, sobretudo, em momentos de mudança.
A inovação nos canais de comunicação e a personalização das mensagens, alinhadas com as necessidades individuais dos colaboradores, é outro dos objectivos a alcançar.
Este artigo faz parte do Especial “Comunicação Interna” publicado na edição de Setembro (n.º 165) da Human Resources.
Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.