Mudanças ao IBAN voltam a estar disponíveis na Segurança Social Direta
O Instituto da Segurança Social informou que «reactivou a funcionalidade de registo e alteração de IBAN na Segurança Social Direta», após o serviço ter estado suspenso durante cerca de duas semanas.
O instituto liderado por Octávio de Oliveira adianta que «reactivou a funcionalidade de registo e alteração de IBAN na Segurança Social Direta, após a suspensão temporária do serviço», lê-se no comunicado, publicado no site do ISS, na sexta-feira.
Em 2 de Outubro, a Segurança Social tinha informado, que, na sequência de burlas na Segurança Social Direta, tinha precedido «de imediato à inibição e bloqueio da inserção/alteração de IBAN nesta plataforma». Como tal, durante as últimas duas semanas qualquer mudança de IBAN só podia ser feita presencialmente.
O serviço é agora reactivado e a «Segurança Social implementou novas soluções que reforçam a segurança no processo de inserção ou alteração de IBAN», de modo a «garantir maior protecção e segurança aos beneficiários», lê-se ainda no comunicado.
Deste modo, o instituto recomenda aos beneficiários que confirmem «se o IBAN registado corresponde ao pretendido», sendo que «neste caso, não será necessário realizar qualquer intervenção».
Já se quiser voltar a registar ou alterar o IBAN na Segurança Social Direta no menu tem de aceder ao seu perfil, depois ir a conta bancária e aí registar o IBAN. Tem ainda que inserir o comprovativo de titularidade da conta bancária e aguardar pela validação do IBAN pelos serviços competentes, dado que o «IBAN não ficará imediatamente válido».
«O titular será notificado na área Mensagens da Segurança Social Direta após validação do processo por parte dos serviços da Segurança Social», explica ainda o instituto.
Segundo a Segurança Social, esta é ainda uma «solução provisória, enquanto não está disponível solução de conferência da titularidade da conta».
À Lusa, o Instituto da Segurança Social tinha confirmado, no início de Outubro, a existência de cerca de 90 situações de burla relacionadas com a alteração de IBAN na Segurança Social Direta sem intervenção dos beneficiários, estimando um impacto de 60 mil euros.
Nos últimos tempos, as burlas em nome de institutos públicos como a Segurança Social ou a Autoridade Tributária têm sido recorrentes. O último alerta publicado no site do ISS foi feito na passada quarta-feira e alertava «para a existência de sites não autorizados que alegam prestar serviços de consultoria e outros serviços relacionados com o Número de Identificação de Segurança Social (NISS) em Portugal».