Esta parceria celebra um ano de compromisso com a inclusão e diversidade (e resultou em 20 mil horas de formação prática)

A Cofidis, o Café Joyeux e a Associação Crescer celebram hoje o primeiro aniversário da parceria que testemunha o compromisso com a inclusão e a diversidade.

 

O Café Joyeux Natura Towers, o quarto café-restaurante do projecto a abrir em Portugal, e o restaurante “É uma copa”, da Associação Crescer, inauguraram em conjunto em 2023, na sede da Cofidis, em Telheiras. Seguindo um modelo híbrido, os dois espaços cumprem um propósito social e servem diariamente os colaboradores da Cofidis e público em geral.

«Celebrar este primeiro ano de parceria com o Café Joyeux e a Associação CRESCER é, para nós, muito mais do que um marco – é a concretização de um projecto que nos enche de orgulho e emoção. Ver de perto o impacto positivo que estas organizações têm na vida das pessoas reforça o nosso compromisso com a inclusão e a sustentabilidade social», refere Sébastien Haquette, director-geral da Cofidis em Portugal.

«Ao longo deste ano, caminhámos lado a lado, com o objectivo de criar oportunidades e transformar vidas, e nada nos deixa mais felizes do que ver estes resultados. Continuamos profundamente empenhados em apoiar o desenvolvimento do talento de quem mais precisa, contribuindo para um futuro mais inclusivo e sustentável», acrescenta.

Ao longo do último ano, o Café Joyeux Natura Towers contribuiu para a autonomia e independência de oito jovens-adultos com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento, que diariamente recebem os colaboradores da Cofidis e a comunidade local com profissionalismo e alegria, resultando em mais de 9000 horas de formação prática e cerca de 45 mil pedidos servidos nos últimos dois meses.

«Desde que abrimos o primeiro Café Joyeux, a nossa missão sempre foi a de trazer a diferença para o centro das nossas cidades e das nossas vidas – e isto passa também pelo sector empresarial. A colaboração com empresas como a Cofidis é prova viva da importância e da mais-valia da aproximação das empresas ao sector social», garante Filipa Pinto Coelho, presidente da Associação VilacomVida e CEO do Joyeux em Portugal.

«Este primeiro ano foi apenas o início de uma longa parceria e de um caminho conjunto para a transformação positiva da sociedade para a inclusão. Esperamos que este seja o ponto de partida para que mais empresas comecem a incorporar a diferença e a diversidade na sua cultura interna e no dia-a-dia dos colaboradores», apela.

Durante este ano, o restaurante “É uma copa” promoveu a integração no mercado de trabalho de 20 pessoas que se encontravam em situação de sem abrigo, requerentes de asilo, refugiadas e migrantes, contribuindo para uma mudança efectiva das condições de vulnerabilidade em que se encontravam. No total, as pessoas que integraram o “É uma copa” usufruíram de um total de 11 mil horas de formação em contexto real de trabalho no restaurante das Natura Towers.

«Quando, em 2019, abrimos o primeiro restaurante, era só uma ideia para combater o estigma que existe em relação às pessoas em situação de vulnerabilidade. Hoje, sentimos que é mais do que isso, é um serviço de qualidade que contribui para a inclusão de muitas pessoas que se encontravam há dezenas de anos a dormir nas ruas da nossa cidade», afirma Américo Nave, director executivo e cofundador da Crescer.

«Ter parceiros como a Cofidis, fortalece a nossa visão e a crença de que é possível viver em cidades onde não existam pessoas em situação de sem abrigo. É importante contarmos com empresas que se preocupam genuinamente com o seu impacto social e que caminham lado a lado com as organizações, investindo nas pessoas e na melhoria das suas condições de vida. A Cofidis tem sido um exemplo deste investimento, contribuindo assim para o nosso objectivo máximo de promover a inclusão efetiva das pessoas com quem trabalhamos.»

Ler Mais