Discutir salário na entrevista de emprego
Os especialistas aconselham a não olhar apenas para a remuneração quando tem de decidir se fica ou não com o trabalho. Contudo, esta questão deve ser posta em discussão antes de aceitar a proposta. A questão que se levanta é como fazê-lo.
Há quem opte por pedir detalhes sobre a remuneração logo no primeiro contacto telefónico. No entanto, os especialistas desaconselham esta atitude. “Isso indica que o seu principal interesse é o salário e não a empresa ou o trabalho em si”, explica Eliane Figueiredo, da Projeto RH, em declarações à revista brasileira Exame.
“A entrevista de emprego é o momento para a empresa conhecer o candidato”, nota Marshal Raffa, director-executivo da Ricardo Xavier Recursos Humanos. Segundo Eliane Figueiredo, o melhor é esperar que seja o recrutador a tratar a questão. Contudo, se em vez de uma proposta, receber uma pergunta sobre quais as suas expectativas salariais, Marshal Raffa aconselha a devolver a pergunta: “pergunte sobre qual a faixa salarial que a empresa está a pensar oferecer”.