Sente-se mais cansado do que é habitual? Cuidado, 15 sinais que não são de “preguiça” mas sim de burnout

O ritmo acelerado da vida da maior parte das pessoas faz com que o cansaço esteja sempre presente. Contudo, quando se deixa chegar a certos limites, a fronteira é facilmente cruzada e o cansaço pode transformar-se em algo mais sério como burnout. A Bolde Media deixa 15 sinais aos quais deve mesmo estar atento.

Leia atentamente e caso se identifique com estes sintomas, procure ajuda o quanto antes.

Sente-se completamente de rastos
Pode ter oito horas de sono profundo todas as noites, mas mesmo assim parece que se arrasta. Sente-se exausto e esgotado o tempo todo, e isso não desaparece. As pessoas à sua volta sugerem que precisa de um café para voltar à vida, mas não é assim tão fácil.

Os olhos não brilham pelo que o apaixona
Lembra-se quando podia falar durante horas sobre as coisas que adorava? Esse sentimento de excitação desapareceu. Coisas que costumavam trazer-lhe alegria parecem mais recados de casa. Este é um sinal clássico de burnout: até as paixões perdem o brilho quando está mental e fisicamente exausto. (Aliás, de acordo com o Medical News Today, o burnout não resolvido pode ser um factor de risco para a depressão)

Não se consegue concentrar
Tem uma lista gigante de tarefas no trabalho, mas não consegue concentrar-se em nada o tempo suficiente para avançar. Pode temer que os colegas de trabalho pensem que é preguiçoso ou pouco produtivo, mas está demasiado sobrecarregado e stressado para lidar com as tarefas diárias. O burnout não só faz com que perca concentração, como, de acordo com a CNN, prejudica a memória e capacidade de reter informação.

Está sempre irritado 
As pessoas perguntam-lhe se gostava de sair ou ir ao cinema, mas prefere ficar em casa a jogar videojogos. Embora possam considerá-lo preguiçoso, está tão mal-humorado e irritado porque está a aproximar-se do burnout (ou já está lá). O stress está a transbordar e a tornar-se insuportável para si, por isso está a afectar negativamente o seu humor.

É apático nos seus relacionamentos
O burnout pode fazer com que se retraia. Pode cancelar planos, fazer ghost a amigos e sentir-se desligado das pessoas que ama. NÃO é porque não se importa, mas porque está vazio. Se está a lutar para se conectar, seja honesto consigo mesmo e com as pessoas que lhe são próximas. Fale sobre como o burnout pode estar a causar essa apatia. Compreender o que está a passar pode ajudá-los a dar mais apoio.

Não consegue parar de pensar no stress que sente
Tenta relaxar, mas a sua mente não pára. Podem pensar que está apenas a relaxar, mas por dentro sente tudo menos calma. Este stress oculto, principalmente à noite, é um grande sinal de burnout. Faz sentido que o sono se torne uma luta quando o seu cérebro não consegue encontrar o botão “desligar”.

Não se sente minimamente motivado
Sentir-se completamente desmotivado para começar coisas novas não significa que ficou preguiçoso de repente. Muitas vezes é um sinal de que está em burnout ou perigosamente perto disso. Esta condição retira toda a energia, tanto mental como fisicamente. Martirizar-se não vai ajudar – assuma esta falta de entusiasmo enquanto o seu corpo e a sua mente imploram por uma pausa.

Está a tirar cada vez mais dias de baixa médica
Ultimamente, parece que está sempre a tirar baixa médica ou a receber atestados médicos do seu médico para sair do trabalho e de outros compromissos. Se estiver a enfrentar mais constipações e gripes do que o normal, este é um sinal de alerta para o burnout. É disto que se deve lembrar: a preguiça não o deixa fisicamente doente.

Sonha ficar em casa o fim-de-semana inteiro
Mesmo que adore passar tempo sozinho no geral, o burnout pode aumentar essa vontade. Pode querer ficar no sofá durante todo o fim-de-semana, em vez de sair com amigos ou estar com a família. O burnout também pode fazer com que queira isolar-se, e é por isso que quer “enfiar-se” debaixo das mantas e ficar completamente sozinho.

Não consegue livrar-se da atitude negativa
Sentir-se preguiçoso e esgotado podem parecer semelhantes à superfície, mas há uma diferença fundamental: com o burnout, muitas vezes também se sente preso, desamparado ou oprimido. É mais do que não querer sair do sofá, é um esgotamento emocional profundo.

Luta para sair da cama
Manhãs preguiçosas acontecem, mas o cansaço é outra coisa. Não é só lutar para sair da cama, é aquela sensação de peso e exaustão que o acompanha o dia todo. Pode querer voltar a deitar-se sempre que possível.

Não consegue deixar de procrastinar
Provavelmente sente-se culpado por não conseguir reunir energia para realizar as tarefas e trabalho diário, mas tornou-se o rei da procrastinação. Eis uma pista de que o problema é real: se sente necessidade de adiar todas as suas tarefas normais, e não apenas aquela particularmente aborrecida, pode estar a caminho de um burnout. É graças a este cansaço mental.

A sua lista de tarefas é gigante
É natural que, com toda esta procrastinação, a sua lista de tarefas cresça, fazendo-o sentir-se ainda mais stressado e culpado. É um ciclo vicioso – quanto mais sobrecarregado se fica, mais difícil é enfrentar o que quer que seja. O burnout faz com que se sinta atolado em  responsabilidades, levando a ainda mais stress e exaustão.

Cansa-se muito rapidamente
Não está apenas cansado, está exausto – isto é burnout, não preguiça. Também pode descobrir que fica sem forças depois de fazer algo, como lavar o cabelo ou fazer compras durante a semana. Simplesmente não tem energia física ou mental para se sentir bem depois de fazer uma série de coisas.

Está sempre a pensar em tudo
Se está constantemente a pensar em tudo e mais alguma coisa, isso pode fazer com que perca oportunidades de alegria na vida. É também um sinal surpreendente de burnout, especialmente se for algo fora do habitual. Portanto, embora possa parecer preguiçoso porque está sempre a pensar em vez de agir, este não é necessariamente o caso.

Ler Mais