Quer impulsionar o seu negócio? Tenha (mesmo) em consideração estas quatro tendências tecnológicas
A adopção de novas tecnologias tem-se tornado cada vez mais central para as empresas, dada a sua capacidade de moldar e transformar actividades e operações fundamentais. Neste contexto, a consultora ERA Group destaca quatro tendências tecnológicas que podem potenciar os negócios.
«A inovação tecnológica está a evoluir a um ritmo sem precedentes e o seu impacto é particularmente notório na nossa forma de viver e trabalhar. Para prosperarem nesta era, é essencial que as empresas invistam nas oportunidades que estas novas tecnologias oferecem, pois delas depende o desempenho e a competitividade dos negócios», refere João Costa, country manager da ERA Group.
«Em Portugal, o mais recente estudo da Associação de Economia Digital (ACEPI) revela que 17% das empresas, por exemplo, já incorporam a Inteligência Artificial nas suas operações, superando a média europeia. No entanto, ainda há caminho a percorrer e é necessário que trabalhemos em prol de empresas mais resilientes e digitalizadas»
Tendências que estão a impulsionar os negócios:
1 | Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) é uma das ferramentas com maior impacto na transformação de um negócio devido à sua capacidade de análise extensiva de dados. Não só possibilita a reformulação de processos, como também oferece soluções que vão desde a automatização de tarefas repetitivas até à tomada de decisões com maior agilidade, em áreas como retalho e logística, marketing e produto.
Além disso, contribui para melhorar a eficiência operacional, optimizar custos e oferecer uma experiência de consumo mais personalizada e adequada às necessidades dos clientes.
2 | Internet das Coisas (IoT)
Ao permitir que dispositivos e sistemas operem de forma integrada através de sensores que capturam em tempo real dados do ambiente que os rodeiam, a IoT é imprescindível para o desempenho futuro das empresas.
Através da análise e recolha de dados, as organizações conseguem acompanhar tendências de mercado, optimizar e monitorizar recursos e, simultaneamente, tomar decisões mais informadas sobre investimentos e estratégias de negócios. Esta maior conectividade resulta em operações mais eficientes, sustentáveis e competitivas.
3 | Blockchain
Embora popularizado pela sua utilização em criptomoedas, o blockchain tem um potencial que vai além do sector financeiro. Esta tecnologia pode impactar positivamente diversas áreas. Na saúde, através do armazenamento e partilha de dados de forma mais segura entre profissionais do sector. Na logística, na gestão de cadeias de abastecimento e na automatização de contratos inteligentes.
A sua estrutura descentralizada, através de uma cadeia de blocos com dados interligados e protegidos através da criptografia, oferece níveis elevados de segurança e transparência, fundamentais para proteger as operações das empresas. Ao aumentar a rastreabilidade e reduzir o risco de fraudes, o blockchain pode garantir empresas mais seguras e confiáveis na era digital.
4 | Realidade Aumentada
Com avanços que facilitam a implementação de experiências imersivas, a realidade aumentada é uma ferramenta que traz benefícios tanto para uma experiência mais personalizada de consumo, como na formação de colaboradores, transformando a forma como se perceciona e interage com o ambiente digital – e entre o digital e o físico.
Para as empresas, a realidade aumentada, através de elementos virtuais que se sobrepõem ao mundo real, pode ser utilizada para proporcionar experiências de consumo mais ricas e interactivas, mas também para investir, ensinar e capacitar profissionais, de forma mais prática e eficiente. O seu contributo estende-se a diversas áreas, desde educação, turismo, saúde e até mesmo entretenimento.