Ana Petrucci, Intelcia: «A liderança, agora mais do que nunca, precisa de ser ágil e flexível»
Ana Petrucci, HR and Brand & Engagement director da Intelcia, destaca que «a liderança, agora mais do que nunca, precisa de ser ágil e flexível, pronta para evoluir com o cenário em constante transformação».
«Os resultados do LV.º Barómetro destacam uma preocupação crescente com a perda de relevância da cultura organizacional, com 57% dos respondentes a identificarem essa tendência. A predominância do trabalho remoto, as novas perspectivas dos profissionais sobre o futuro e a falta de adaptação das empresas à realidade actual estão a enfraquecer a cultura organizacional. Para preservar essa relevância, as organizações precisam de adaptar as novas formas de trabalho às expectativas dos colaboradores, mantendo uma forte conexão entre os valores organizacionais e o contexto actual.
Embora 64% dos inquiridos acreditem que as suas lideranças estão preparadas para enfrentar os novos paradigmas do mundo do trabalho, esse optimismo vem acompanhado de uma consciência clara da necessidade urgente de actualização de competências. Este dado reflecte um voto de confiança nas capacidades actuais dos líderes, mas também sublinha a pressão para que se adaptem rapidamente às mudanças trazidas pela digitalização, pelo trabalho remoto e pelas novas expectativas dos colaboradores. A liderança, agora mais do que nunca, precisa de ser ágil e flexível, pronta para evoluir com o cenário em constante transformação.
Os resultados também evidenciam o impacto significativo que as mudanças demográficas em Portugal têm nas empresas, com 86% dos respondentes a reconhecerem essa influência.
Por outro lado, temos a entrada da geração Z no mercado de trabalho, que, embora seja vista como a mais qualificada por 52% dos participantes, também é percebida como não estando totalmente preparada para enfrentar os desafios práticos das empresas. Isso reflecte a tensão entre a avançada formação técnica e académica que esta geração possui e a necessidade de reforço das soft skills. As empresas enfrentam o grande desafio de ajustar os seus processos de formação e desenvolvimento para capacitar esta geração para as realidades do mercado.»
Este testemunho foi publicado na edição de Outubro (nº.166) da Human Resources, no âmbito da LV edição do seu Barómetro.
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