Portugueses trabalham mais horas semanais do que a média europeia, Veja quantas

De acordo com dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos em Portugal, uma pessoa trabalha em média 38 horas semanais, enquanto na União Europeia (UE) a média é de 36 horas.

Quando comparado com a Alemanha, este fosso aumenta ainda mais: num ano, os alemães trabalham menos 177 horas do que os portugueses. Mas, de acordo com os dados da Eurostat, os salários não reflectem essa diferença. Em 2023, o rendimento líquido anual de, por exemplo, uma pessoa solteira sem filhos, a viver em Portugal, era, em média, de 17 mil euros.

Na Alemanha, os dados apontam para 38 mil euros. Esta disparidade salarial seria elevada mesmo se tivéssemos em conta as diferenças no custo de vida entre os dois países.

Mas afinal porque ganham os portugueses menos? A resposta é dada no mais recente episódio de «Factos Que Contam», um programa da SIC Notícias, em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos que revela que no essencial, deve-se à baixa produtividade da economia portuguesa. A produtividade diz respeito à forma, mais ou menos eficiente, como uma empresa ou um país utilizam os seus recursos. A produtividade é influenciada por múltiplos fatores: a tecnologia, as práticas organizacionais e de gestão, o contexto económico, entre outros.

Ora, a produtividade é também o grande motor dos salários. Por isso, estando Portugal integrado na União Europeia, em que há livre circulação de pessoas, bens e capitais, os trabalhadores e o capital tenderão a mover-se para outros países, onde são mais bem remunerados, o que se torna um problema para a nossa economia.