Fundação Vodafone a APAV criam app para ajudar a combater o bullying
A Fundação Vodafone em Portugal, em colaboração com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), disponibilizam em Portugal a Tozi, uma nova aplicação (app) para telemóveis, cujo principal objectivo é ajudar no combate ao cyberbullying e na promoção da segurança online entre crianças e jovens.
A app, apresentada durante uma sessão realizada na sede da Vodafone em Lisboa, disponibiliza conteúdos para consciencializar e ajudar na capacitação dos jovens sobre bullying e cyberbullying, situações que ocorrem frequentemente fora da visão dos adultos e que a maior parte das vítimas esconde ou evita denunciar.
Com download livre na Apple App store e na Google Play Store, esta ferramenta digital integra conteúdos informativos relacionados com o bullying, protecção online e cidadania digital através de diferentes formatos, nomeadamente vídeos educativos com histórias de personagens fictícias. Inclui ainda um botão de acesso à Linha de Apoio à Vítima da APAV, que possibilita, de forma segura e eficaz, obter orientação e apoio sobre questões como adição digital, cyberbullying ou privacidade.
A versão portuguesa da Tozi resulta da adaptação da app desenvolvida pela Vodafone Ireland Foundation, em parceria com o Dublin City University Anti-Bullying Centre e com a Childline by ISPCC. A conceção desta app enquadra-se no objectivo da Vodafone Foundation de promover a inclusão e integração das pessoas mais vulneráveis nos vários mercados onde a Vodafone está presente.
Além da app (parte da área de foco “Segurança Online” da Fundação Vodafone), esta parceria em Portugal prevê a implementação, em 2025, de uma campanha de sensibilização da APAV em escolas públicas.