Seis soft skills essenciais para ter sucesso. Verifique se as tem (se não tiver, trabalhe-as)
Num mundo empresarial em constante transformação, destacar-se exige mais do que ter uma ideia brilhante; é necessário desenvolver soft skills certas para vencer no mundo empresarial. Não basta ter a visão, é preciso saber executá-la. A pensar em todos os empreendedores, a Multipessoal destaca seis competências-chave para vencer nesta jornada.
1. Visão estratégica
Ter um plano bem estruturado é a chave do sucesso. Com uma estratégia clara as decisões são mais assertivas, o que permite também antecipar tendências, identificar oportunidades e gerir recursos de forma eficaz. Por outro lado, uma visão estratégica é também um instrumento de liderança, que motiva os colaboradores para alcançar objectivos com propósito.
2. Adaptabilidade e Resiliência
Apesar de ser fundamental ter uma estratégia, é extremamente importante ter capacidade de adaptação, superação e resiliência, uma vez que o cenário empresarial está em constante mudança e há sempre desafios que surgem naturalmente. Não se trata apenas de reagir aos obstáculos quando surgem, mas de os antecipar e transformar em novas oportunidades. O objectivo é que a empresa se mantenha competitiva e relevante, ajustando as estratégias sempre que necessário.
3. Pensamento crítico
A capacidade de analisar informação, identificar problemas e encontrar soluções eficazes é crucial no contexto actual. Pensar de forma crítica vai além de observar e reter informação; implica questionar, interpretar, analisar e avaliar situações para construir opiniões e, consequentemente, tomar decisões informadas. Num mercado cada vez mais competitivo, esta ferramenta é determinante para conseguir dar prioridade ao que é relevante.
4. Liderança eficaz
Ser um exemplo de trabalho, ética e integridade é o primeiro passo para uma liderança eficaz, capaz de inspirar, transmitir confiança e motivar as equipas que contribuem diariamente para o sucesso da empresa. Reconhecer as conquistas e, acima de tudo, o trabalho dos colaboradores não só os motiva para continuarem a desempenhar bem as suas funções, como também contribui para um ambiente saudável.
5. Presença online
Uma presença online estratégica é crucial para alcançar o público-alvo, construir uma marca forte e gerar oportunidades. Dominar as ferramentas digitais, criar conteúdo relevante e analisar o comportamento do público permite conectar-se de forma eficaz e fortalecer a presença no mercado.
6. Networking e proactividade Cultivar uma rede de contatos e construir relacionamentos sólidos com clientes, fornecedores e mentores pode abrir portas e gerar muitas oportunidades. A proactividade é a chave: as oportunidades não batem à porta, é preciso ir atrás delas, seja em eventos, online ou através de outros contactos. Uma rede ativa e diversificada abre portas para novas parcerias, insights valiosos e um crescimento exponencial.