
Erasmus+ e PAR juntam-se pelos refugiados
Iniciativa promove o trabalho de inclusão dos refugiados e o acesso a oportunidades proporcionadas pelo Erasmus+ Juventude em Acção
No início desta semana, de 16 a 18 de Maio, as duas entidades promovem um curso de formação, centrado na aprendizagem intercultural para organizações de acolhimento de refugiados e migrantes. A formação destina-se a “youth workers”, técnicos, voluntários e responsáveis das instituições que realizam trabalho no âmbito da inclusão, do acolhimento e do apoio de refugiados.
A sessão de abertura, agendada para esta segunda-feira, 16 de maio, às 10h00, contou, também, com as intervenções de Pedro Couto Soares e de Rui Marques e, ainda, de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga. A formação tem lugar no Hotel João Paulo II, Bom Jesus do Monte, em Braga.
Já neste fim-de-semana, 14 e 15 de Maio, o Programa Erasmus+, pela Agência Erasmus+ Juventude em Acção, em parceria com a PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados, promoveu um curso de formação focado no trabalho com refugiados e migrantes decorre no Hotel João Paulo II, em Braga, e contou com cerca de 50 participantes. A sessão de abertura foi da responsabilidade de Pedro Couto Soares (director da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Acção), Rui Marques (coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados) e, ainda, de Hugo Carvalho (presidente do Conselho Nacional da Juventude).
As formações promovidas pela Agência Erasmus + Juventude em Acção visam contribuir para o desenvolvimento do diálogo intercultural, potenciando uma melhor inclusão social dos refugiados. A iniciativa pretende consciencializar, ainda, os voluntários para a necessidade de “vestir a pele do outro” e fomentar o diálogo intercultural como fundamento de uma sociedade mais humana. Promover a inclusão dos refugiados com o apoio de ferramentas proporcionadas pelo Erasmus+ Juventude em Acção e o empoderamento das organizações e animadores de juventude no desenvolvimento de projectos na área da crise de refugiados são outros dos objectivos centrais do encontro.