Ano novo, vida nova: 10 dicas para mudar atitudes e comportamentos dos colaboradores (mas também as suas)
Mudar o comportamento dos colaboradores para melhor não é fácil, mas é possível. Segundo a WalkMe, para alcançar atitudes mais positivas, os gestores devem garantir que a sua organização tem boas oportunidades de crescimento pessoal e de desenvolvimento de carreira, um ambiente de trabalho positivo e um programa de bem-estar relevante.
Este processo requer uma mudança de mentalidade dos líderes. Embora as métricas de desempenho dos colaboradores os pressionem a dar o seu melhor, compreender as atitudes dos colaboradores exige que os líderes melhorem o local de trabalho.
Embora a mudança de atitude não faça parte do planeamento estratégico da força de trabalho, é um aspecto muito importante do mundo corporativo.
A “atitude do colaborador” refere-se à perspectiva de um colaborador em relação a todos os aspectos do seu trabalho. Inclui sentimentos, crenças, opiniões e percepções em relação a uma organização, à sua liderança, aos colegas e ao ambiente de trabalho.
A importância das atitudes dos colaboradores não é óbvia à primeira visto. Se um colaborador está a fazer o seu trabalho, importa se está satisfeito? No entanto, há muito que os líderes e os investigadores reconhecem que as atitudes são uma parte importante de uma cultura de trabalho positiva.
As atitudes são importantes porque influenciam o comportamento, o desempenho e a satisfação no trabalho de cada colaborador. Se os colaboradores vierem trabalhar com uma boa atitude, a empresa terá menos problemas com a retenção, produtividade e planeamento de sucessão.
Que factores impactam as atitudes dos colaboradores
Os factores por detrás das atitudes e comportamentos dos colaboradores vêm de dentro e de fora da organização. Os gestores não podem controlar todos estes factores, mas com conhecimento e compreensão, podem certamente tomar medidas para melhorar a vida dos colaboradores.
No geral, atitudes inadequadas no local de trabalho podem resultar de muitas experiências negativas, como:
- Má gestão
- Falta de reconhecimento e apreço
- Carga de trabalho excessiva
- Remuneração inadequada
- Desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional
- Bullying e assédio
- Projectos de mudança mal geridos
Claro que tais problemas devem ser resolvidos pelas lideranças, tanto quanto possível.
Infelizmente, outros factores que afectam a atitude dos colaboradores no local de trabalho podem estar fora do controlo imediato do colaborador, como:
- Família e vida pessoal
- Saúde e bem-estar
- Situação financeira
- Background académico
- Eventos de vida e factores stressantes
- Influência dos pares
- Contexto cultural
- Factores sociais e políticos
Os gestores nunca conseguirão remover estes problemas da sua equipa. No entanto, com empatia e compreensão é possível minorar a situação e poderá mesmo ser suficiente para transformar uma atitude negativa numa atitude positiva.
10 dicas para mudar a atitude dos colaboradores
- Aumente as oportunidades de crescimento
Se não houver possibilidades de ascensão de carreira dentro da empresa poderá provocar um impacto negativo nas atitudes dos colaboradores.
O desenvolvimento de carreira é essencial para muitos trabalhadores e pode ter um impacto directo na lealdade a uma organização, na taxa de retenção, no desempenho, entre outros.
Melhorar estas oportunidades começa com a criação de metas e objectivos de promoção e a garantia de que os colaboradores os conhecem. Outro passo importante é apoiar o crescimento da carreira dos colaboradores.
- Crie um programa de desenvolvimento de carreira
As oportunidades de crescimento são importantes para os colaboradores. No entanto, os gestores de RH e os líderes empresariais que pretendam ir mais longe podem querer investir num programa de desenvolvimento de colaboradores.
Através de programas de mentoria, formação de colaboradores, aconselhamento de carreira e medidas semelhantes, estes programas proporcionam aos colaboradores apoio a longo prazo para melhorarem as suas perspectivas de carreira, competências, etc.
Isto, por sua vez, pode ajudar os colaboradores a ter uma visão mais positiva no trabalho e em relação ao empregador.
- Melhore o espaço de trabalho
Os espaços de trabalho também podem ter um impacto directo nas atitudes dos colaboradores e no ambiente do local de trabalho.
A decoração, o equipamento, o edifício, a localização do escritório, a disposição das divisões e outros elementos têm impactos subtis mas directos na mentalidade e no bem-estar psicológico dos trabalhadores.
Embora o ROI deste investimento possa ser difícil de quantificar, afecta os trabalhadores. Pedir-lhes sugestões e ideias é uma boa forma de melhorar o local de trabalho.
- Simplifique a experiência digital dos colaboradores
O local de trabalho digital e físico estão interligados e afectam mentalidades, atitudes e comportamentos.
Na verdade, hoje a experiência digital dos colaboradores pode ser ainda mais importante do que o espaço físico. Isto foi especialmente verdade durante a pandemia, quando muitas empresas se tornaram remotas.
- Invista em formação de gestão e liderança
Um elevado número de profissionais dirá que os seus gestores precisam de mais formação em gestão. Um estudo da Gallup corrobora, sugerindo que os gestores são responsáveis por mais de 70% da variação no employee engagement.
Assim sendo, as empresas que desejam ter um impacto positivo nas atitudes e no engagement dos colaboradores devem avaliar as competências dos gestores, os sentimentos dos seus colaboradores em relação aos seus gestores e como a gestão na própria organização afecta o employee engagement.
Após esse passo, a empresa poderá investir em cursos de formação e desenvolvimento de liderança que abordem as questões identificadas.
- Ajude os colaboradores a encontrar significado no seu trabalho
O trabalho dos colaboradores tem muitas vezes um impacto externo positivo, mas nem sempre eles conseguem ver isso directamente. Como resultado, podem não considerar o seu trabalho significativo, o que pode ter um impacto negativo nas suas atitudes em relação ao trabalho.
Uma forma de ajudar os colaboradores a encontrar mais significado no seu trabalho é mostrar directamente como o seu trabalho afecta positivamente os demais. Boas avaliações de clientes ou histórias sobre o impacto do seu trabalho, por exemplo, podem ajudar a motivar os colaboradores e melhorar o engagement.
- Lidere pelo exemplo
Uma das melhores formas de criar a mudança que pretende ver no local de trabalho é incorporar essa mudança.
Gestores que projectam atitudes positivas têm maior probabilidade de atrair colaboradores com atitudes positivas e de cultivar um ambiente de trabalho mais feliz.
- Escolha bem quem contrata
Contratar pessoas positivas é outra forma simples de construir um ambiente de trabalho mais positivo.
Por outro lado, contratar colaboradores com atitudes negativas pode influenciar toda a equipa, os seus comportamentos e a sua produtividade.
- Aumente a ligação social no local de trabalho
Embora haja sempre excepções para todas as regras, as equipas que se dão bem socialmente têm maior probabilidade de trabalhar bem em conjunto. Por exemplo, uma melhor gestão da comunicação informal na organização pode também melhorar a comunicação formal.
Promover oportunidades de ligação social pode ajudar a reduzir conflitos, melhorar as atitudes dos colaboradores e o ambiente no local de trabalho.
- Invista num programa de saúde e bem-estar
A saúde das pessoas está muitas vezes directamente ligada às suas atitudes e mentalidades. Naturalmente, os empregadores não podem controlar a saúde dos colaboradores nem a quantidade de exercício que fazem.
No entanto, um programa de bem-estar corporativo pode ajudar a reduzir o stress, melhorar a saúde física e emocional dos colaboradores e melhorar as suas atitudes.