Como desenvolver competências de liderança

São vários os estudos que mostram que a maioria dos colaboradores, principalmente os da nova geração de “Millenials”, deixam a empresa onde estão porque não sentem que tenham as ferramentas necessárias para desenvolver as competências necessárias.

No entanto existem muitas formas de desenvolver a liderança de cada um. E uma delas é por iniciativa própria.

Assim, e porque não é obrigatório deixar o emprego para encontrar oportunidades para subir na carreira, aqui ficam algumas maneiras para desenvolver este tipo competências por si próprio, independentemente onde trabalha:

Conheça a sua equipa:

Todos os bons líderes conhecem a sua equipa – as suas forças, fraquezas, e quem é que se completa melhor com quem. E para isto basta iniciar com uma série de conversas com cada um dos colaboradores.

Perca tempo para conhecer verdadeiramente a sua organização, a sua história, os seus valores, a indústria entre outras coisas. Assim será, naturalmente, transmitir estas questões à sua equipa.

Ajude um colega

Tem reparado alguém altamente ocupado ou nervoso? Ofereça o seu tempo para o ajudar e assuma algumas das suas tarefas. Mesmo que isso signifique realizar um trabalho que represente um nível abaixo da sua hierarquia. Isto vai valorizar o trabalho em conjunto para o bem da empresa.

Tome a iniciativa

Vá para além das suas tarefas quotidianas. Assuma mais responsabilidades no seio do seu local de trabalho. Quanto mais fizer, quanto mais andar “dentro de casa”, mais vai aprender sobre o ambiente e sobre as pessoas que lá estão.

Isto vai permitir também reconhecer as fragilidades que existem mais facilmente e poderá tentar melhorá-las.

Peça mais

Se, no final de tudo, ainda pensar que não está a crescer o suficiente dentro da empresa, despedir-se não pode ser o seu primeiro impulso. Um conversa com o seu superior sim.

É fundamental não entrar na conversa com uma nota negativa, mas preparado com ideias específicas para apresentar caminhos para melhorar e desenvolver as suas competências de lideranças. Coloque-se à disposição para liderar reuniões de equipa ou para encabeçar a formação dos novos colaboradores .

Fonte: Mashable

 

Ler Mais