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Promove uma cultura de feedback? E de feedforward? Precisa garantir três coisas
Num mundo do trabalho em constante transformação, onde é essencial apostar na actualização de competências para responder aos desafios emergentes, uma cultura de feedback é indispensável para o crescimento sustentável do talento e dos negócios. Recentemente, este conceito tem vindo a ser substituído pelo de feedforward, que se foca não no desempenho passado dos colaboradores, mas sim no seu futuro, objectivos e metas, promovendo a melhoria contínua. Neste sentido, a Zühlke, prestadora de serviços tecnológicos com escritório no Porto, partilha três estratégias para as empresas promoverem uma cultura de feedback e feedforward.
São elas:
1. Confiança – Promover um ambiente seguro e de confiança: Para que o feedback seja eficaz, é importante assegurar que as pessoas se sentem confortáveis para partilhar as suas opiniões de forma espontânea e sem receio de possíveis consequências. Criar este ambiente começa com uma comunicação aberta e transparente por parte dos líderes, que o fazem de forma construtiva. É também fundamental que estes momentos sejam oportunidades de crescimento, onde são apresentadas e discutidas possíveis soluções para os desafios, fomentando o feedforward.
2. Continuidade – Garantir um acompanhamento contínuo: O feedback não deve ser um evento pontual, restrito a avaliações anuais de desempenho. Esta deve ser uma prática contínua, não sendo necessário que seja um momento particularmente formal. Conversas regulares ou momentos de reflexão em equipa ajudam a manter um fluxo constante de comunicação, promovendo, assim, um acompanhamento real que permite ajustes rápidos e interações mais naturais e produtivas. Além disso, o reforço positivo e o reconhecimento imediato de boas práticas aumentam a motivação e o envolvimento das equipas.
3. Individualização – Adaptar de acordo com as necessidades e objetivos de cada um: Cada pessoa tem necessidades e objetivos profissionais diferentes. Por esse motivo, é essencial adaptar a abordagem de acordo com o percurso de cada um. Personalizar esta prática demonstra respeito e um conhecimento aprofundado de cada membro da equipa, o que contribui para um desenvolvimento em linha com as aspirações individuais e organizacionais.