Porto Business School realiza missão estratégica em Angola para fortalecer a sua presença junto da comunidade empresarial e académica
A Porto Business School vai realizar uma missão estratégica em Angola, entre os dias 17 e 21 de Fevereiro, com o objectivo de fortalecer a sua presença junto da comunidade empresarial e académica angolana. A comitiva será composta por José Esteves, dean da PBS, Ricardo Carneiro, director de Career Services da PBS, e Cândida Pinto, directora do Africa Futures Center, integrado no Innovation X Hub da escola de negócios.
A Inteligência Artificial (IA) está a redefinir a forma como as empresas operam e inovam, tornando-se um factor decisivo para a competitividade em todos os setores. Nesse âmbito, dia 18 de Fevereiro, a Porto Business School promove o evento “AI for Business” no Hotel Epic Sana Luanda, reunindo líderes e especialistas para debater o impacto da IA nos negócios, antecipar tendências e explorar estratégias essenciais para o futuro das organizações. O programa arranca às 08h00, sendo que, pelas 10h30, José Esteves, dean da PBS, conduz a talk intitulada de “Como a IA e a Automação Estão a Transformar o Futuro dos Negócios”.
Às 9h30, no mesmo dia, antecedendo a talk sobre IA, os alumni da PBS partilham as suas experiências. A conversa será moderada por Cândida Pinto, directora do Africa Futures Center da PBS, e contará com a presença de Isaac dos Anjos, ministro da Agricultura do Governo de Angola, Pedro Vieira Santos, chairman da Omatapalo, Engenharia e Construção, e Rosália Rodrigues, CEO da Íntegra, Consultoria, Integração e Serviços. A iniciativa termina com um momento de networking pelas 11h00.
Ao longo da semana, estão ainda previstas reuniões com diversos stakeholders, incluindo empresas, instituições públicas e académicas, com o intuito de reforçar relações e explorar oportunidades de colaboração e desenvolvimento.
Para José Esteves, dean da Porto Business School, a visita fortalece os laços com a comunidade empresarial angolana. «A partilha de conhecimento e a colaboração mútua podem impulsionar o desenvolvimento sustentável e a capacitação de líderes e organizações em Angola.»
A missão da Porto Business School inclui a apresentação do seu Innovation X Hub (IXH) como um centro colaborativo focado na inovação e co-criação interdisciplinar. O mesmo conta com cinco “Impact Centers” dedicados a sustentabilidade, turismo, empreendedorismo, inteligência artificial e desenvolvimento cross-continental de África, através do Africa Futures Center. Com um modelo de gestão próximo das empresas, o IXH pretende captar cerca de um milhão de euros anuais para reforçar a ligação entre academia e setor empresarial, impulsionando a inovação e o desenvolvimento sustentável.
Integrado neste ecossistema, o Africa Futures Center trabalha na criação de uma relação cross-continental entre África e a Europa através de parcerias inovadoras, intercâmbio de conhecimentos e liderança inclusiva. Focado em temas como o desenvolvimento de talento, competências de liderança, avanço económico, inclusão social e sustentabilidade, o centro reúne empresas, executivos, sociedade civil e governos para co-criar soluções para os maiores desafios do continente, promovendo a inovação, o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo.