
Design UX/UI será um dos empregos com maior crescimento entre 2025 e 2030 e já há uma licenciatura (a primeira em Portugal)
A Atlântica – Instituto Universitário lançou a primeira licenciatura em Design UX/UI a nível nacional. O objectivo do curso é dotar os estudantes de competências essenciais para se destacarem no desenvolvimento de «experiências digitais inovadoras e interfaces intuitivas, bem como de produtos e serviços na óptica da experiência do utilizador, abrangendo os negócios de uma forma holística».
De acordo com o mais recente relatório “Future of Jobs” do Fórum Económico Mundial, divulgado em Janeiro deste ano, entre 2025 e 2030, as funções na área de Design UX/UI integrem o top 10 de empregos com maior crescimento, reflectindo a necessidade de proporcionar experiências digitais sem falhas e de compreender o impacto do comportamento dos consumidores.
A nova licenciatura da Atlântica surge, neste sentido, com o intuito de preparar futuros profissionais – UX/UI Designers, Digital Strategists, Web Designers, entre outros – para actuar num sector em crescimento acelerado. Transversais a diferentes áreas de actividade, estas competências são particularmente procuradas por empregadores como agências de Design e Marketing Digital, empresas de telecomunicações, e-commerce, desenvolvimento de software, bancos ou start-ups tecnológicas. Também os setores da saúde, educação e mobilidade têm reforçado o investimento em transformação digital.
«A Atlântica, que tem vindo a ser reconhecida pelo compromisso com a formação especializada e pelo ensino teórico-prático, conta com um corpo docente altamente qualificado e activo na investigação, assegurando uma formação em UX/UI Design em linha com as exigências do setor e proporcionando aos estudantes um percurso académico completo e diferenciador», refere Natália Espírito Santo, directora-geral do Instituto Universitário.
Atendendo às necessidades emergentes do mercado, o curso oferece, assim, uma visão estratégica e multidisciplinar que alia as bases fundamentais de UX/UI Design com a Tecnologia e áreas complementares, como Marketing, Gestão, Empreendedorismo, Ilustração, Fotografia e Vídeo.
O arranque da licenciatura em Design UX/UI, que será também leccionada em inglês, está previsto para o início do próximo ano lectivo. As candidaturas para o Regime Geral, Maiores de 23 e Concursos Especiais já estão abertas, sendo possível encontrar mais informações sobre os requisitos necessários em aqui.