
Café Joyeux abre na Nova SBE. É o primeiro numa faculdade e vai dar emprego a quatro jovens-adultos com Dificuldades Intelectuais e do Desenvolvimento
O primeiro Café Joyeux, café solidário que emprega pessoas com dificuldades cognitivas, numa faculdade vai abrir portas no campus de Carcavelos da Nova SBE. A inauguração oficial terá lugar amanhã, dia 27 de Fevereiro, pelas 14h00, no campus de Carcavelos da Nova SBE.
Com quatro postos de trabalho e dois supervisores, o Café Joyeux na Nova SBE contará com um espaço de esplanada para promover a interacção e inclusão dentro do campus de Carcavelos.
O evento contará com a presença do vice-director para a Inovação e Impacto da Nova SBE, Miguel Pina e Cunha, do fundador do Café Joyeux, Yann Bucaille e da presidente da Associação VilacomVida e CEO do Café Joyeux Portugal, Filipa Pinto Coelho.
O professor Ricardo Zózimo, especialista em Inovação Social e Empreendedorismo, apresentará a sua visão sobre as experiências inovadoras que esta parceria trará a toda a comunidade académica sob o tema Mudança no impacto: Reescrevendo o “S” do ESG.
Segundo Miguel Pina e Cunha, vice-dean para Inovação e Impacto, «a chegada do Café Joyeux ao nosso campus é um momento de grande alegria e orgulho para a Nova SBE. Este passo reforça o compromisso com a inovação social, criando um impacto real na comunidade e promovendo a inclusão através de um projecto inspirador. Ser o primeiro campus universitário a acolher um Café Joyeux reflecte a nossa vontade de transformar boas intenções em acção. Bem-vindo, Café Joyeux.»
«Esta abertura representa a concretização de um sonho da Associação VilacomVida, dada a capacidade transformadora e orientação para a inovação social da Nova SBE. Acreditamos que a convivência diária entre os alunos e os jovens colaboradores, com idades tão próximas, tem um enorme potencial para quebrar estigmas e fomentar uma cultura de aceitação e respeito pela diferença», salienta Filipa Pinto Coelho, presidente da Associação VilacomVida e CEO do Joyeux em Portugal.