Como as empresas devem evitar os sintomas de burnout nos trabalhadores

Empresas bem-sucedidas fazem-se com colaboradores felizes, motivados e com orgulho em fazer parte da sua organização. Não existem fórmulas mágicas ou regras que sirvam para todas as empresas, até porque estamos a falar de pessoas e cada pessoa tem os seus próprios motivadores.

Por Paulina Santos, directora de Recursos Humanos do Grupo Your

 

No entanto, há determinados factores a ter em conta para garantir boas condições de trabalho, que façam o colaborador sentir-se recompensado pelo seu desempenho e evitem o stress e o cansaço no dia-a-dia laboral.

  1. Liderar pelo exemplo – o tipo de liderança é fundamental para criar um bom ambiente de trabalho. Se o líder é afável, positivo e empenhado no sucesso das pessoas e da organização, então tudo se torna mais fácil. O líder deve inspirar os seus colaboradores, estando próximo deles sem criar barreiras, mas também dar-lhes autonomia para tomar decisões, confiando no seu trabalho sem interferir nele.
  1. Ter atitude positiva – manter uma atitude positiva perante os problemas, pedir e dar apoio quando necessário e resolver os problemas de imediato é fundamental em qualquer ambiente de trabalho. Ir além do “bom trabalho!” e ouvir o que cada colaborador tem para dizer deve ser uma prática comum em qualquer empresa.

 

  1. Equilíbrio vida pessoal/vida profissional – é talvez o aspecto mais referenciado pelos trabalhadores quando se fala em bom ambiente de trabalho. É fundamental haver um balanço entre a vida pessoal e o trabalho, para que os trabalhadores não se sintam sobrecarregados. Para o Grupo Your esta é uma questão fulcral, sendo que implementámos várias medidas para que os nossos colaboradores tenham tempo para si, para a família e para os amigos: os colaboradores estão dispensados no seu dia de aniversário e na tarde do aniversário dos filhos; o Your Mum permite também a todas as mães sair mais cedo um dia por semana, para que consigam chegar a tempo de ir buscar os filhos à escola; disponibilizamos ainda um médico e manicure no escritório.

 

  1. Trabalho de equipa e espírito de entreajuda – Substituir o “tu deves” pelo “vamos” é uma forma simples de criar uma sensação de missão partilhada e de espírito de equipa entre colaboradores e entre líder e colaborador. No caso do Grupo Your, esta é a característica que aparece no topo quando se pergunta qual é o nosso elemento mais diferenciador.

 

  1. Responsabilidade social – Impensável não referir a responsabilidade social quando se fala numa empresa feliz. É algo que tem de ser vivenciado no dia-a-dia e que compromete a empresa perante os colaboradores e a comunidade em que se insere. Recentemente no Grupo Your organizámos uma iniciativa de recolha de sangue e de registo de dadores da medula óssea.

 

  1. Ambiente acolhedor – Um ambiente bem iluminado, com cores e mobílias convidativas e com um espaço pessoal para cada um pode ter grandes efeitos nas relações entre colaboradores e líderes. O Grupo Your apresenta um espaço simpático e acolhedor, com detalhes na decoração que fazem a diferença.

 

  1. Valorização profissional – Políticas de recursos humanos claras e transparentes são fundamentais. Cada um deve saber onde está e para onde vai, como pode crescer e valorizar-se pessoal e profissionalmente para se sentir realizado. Para aumentar o entusiasmo dos colaboradores, é importante recompensá-los pelas suas conquistas e pelo seu desempenho. Além disso, mostrar como o desempenho de cada um está a contribuir para o sucesso da sua empresa é também uma motivação extra para os colaboradores. Por fim, mais importante ainda, é envolvê-los nos processos de decisão, valorizando as suas ideias e opiniões.
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