E o 11.º Prémio CEGOC 2015 vai para…

O Prémio CEGOC é atribuído anualmente, com o objectivo de distinguir trabalhos de investigação na área dos testes psicológicos e de outros instrumentos de avaliação psicológica.

 

A atribuição do 11.º Prémio Cegoc 2015 foi à obra TeLPI – Teste de Leitura de Palavras Irregulares dos autores Lara Alves, Mário R. Simões e Cristina Martins. «O TeLPI foi desenvolvido para avaliar a Inteligência Pré-Mórbida (IPM) em indivíduos entre os 25 e os 90 anos, cuja língua materna seja o português europeu. A estimação da inteligência pré-mórbida baseada na capacidade/competência de leitura, funda-se em dados de natureza clínica que apontam para a relativa estabilidade desta capacidade na população sem problemas de natureza cognitiva e para a sua maior preservação e resistência ao dano cognitivo, em grupos clínicos incluindo perturbações neurodegenerativas como a demência, o traumatismo craniano ou perturbações psiquiátricas/psicopatológicas», de acordo com os autores.

A informação que este teste proporciona é considerada crucial para a determinação da presença, do grau e do curso de um possível declínio cognitivo em qualquer contexto de avaliação neuropsicológica.

Desta forma, a CEGOC pretende premiar testes ou outros instrumentos de avaliação originais, em língua portuguesa. As informações sobre a candidatura ao 12.º Prémio CEGOC 2016 estarão disponíveis brevemente.