Diogo Peres, KCS IT: Qual o impacto da transparência salarial no meio empresarial?

A transparência salarial permite a divulgação de informações claras e acessíveis sobre salários. Em Portugal, não existe a prática comum de divulgação de condições salariais nas oportunidades de emprego, o que leva os candidatos a irem ao desconhecido, não sabendo o que o outro lado tem para oferecer.

 

Por Diogo Peres, People & Talent manager, KCS IT

 

Fazer com que os candidatos saibam com o que contar da parte do empregador é um ponto de partida, obviamente dando sempre espaço a negociação. Desta forma, quem se candidata sabe de antemão qual o range salarial que o recrutador está disposto a oferecer e evita que quem espere salários muito acima daquele range se candidate.

No fundo, agilizamos tempo relativamente ao processo de recrutamento, ultrapassando desde cedo esta barreira da expectativa salarial. Há várias vantagens, quer para candidatos, quer para empregadores.

 

Vantagens para os candidatos:

1. Maior clareza sobre a remuneração: os candidatos sabem de antemão o que esperar relativamente à expectativa salarial, evitando perder tempo com processos selectivos que não vão corresponder às suas expectativas;

2. Equidade salarial: diminuição da disparidade salarial e pagamento de salários justos tendo em consideração o trabalho desempenhado, as responsabilidades e as competências necessárias, sem discriminação por factores como género, raça, orientação sexual, idade, entre outros. Em suma, trata- -se de garantir que candidatos em condições semelhantes recebam remunerações compatíveis;

3. Maior poder de negociação: aplicando um range salarial nas oportunidades de emprego, permite-se aos candidatos terem maior confiança na negociação da condição salarial ao cargo a que se candidatam;

4. Confiança no empregador: a transparência salarial permite ao candidato acreditar que, à partida, não estará em desvantagem para com outros, eliminando o factor de discrepância salarial.

 

Vantagens para os empregadores:

1. Candidaturas de talentos qualificados: permite ao empregador atrair profissionais motivados e alinhados às condições salariais;

2. Maior retenção de funcionários: diminui a taxa de insatisfação e rotatividade dado os critérios salariais justos;

3. Reputação empresarial: empresas que adoptam a transparência salarial são vistas como justas e confiáveis;

4. Redução das dispariedades salariais: a expectativa salarial é vista como um todo e não discriminando géneros, raças, etc…;

5. Maior compromisso e produtividade: a transparêncial salarial permite ao empregador contar com maior compromisso por parte do candidato.

Existem actualmente directivas sobre a transparência salarial que promovem a igualdade remuneratória entre géneros. O que é relevante para este tema não é esse tópico, mas sim apresentar uma oportunidade salarial enquanto indivíduo, tornando os processos de recrutamento mais eficientes, com expectativas alinhadas desde o início.

Em 10 estados dos Estados Unidos da América, aplica-se a lei da transparência salarial que permite aos empregadores promoverem as condições salariais como benefícios, remuneração e/ou regalias e permite ao candidato o conhecimento das empresas a que se estão a candidatar. Actualmente, 45% das ofertas de emprego nos EUA discriminam a faixa salarial.

Em Portugal, queremos ser competitivos no que toca a este tema e ser comparados a um dos maiores mercados de trabalho, sendo para isso necessário termos a transparência salarial bem fincada.

 

Este artigo foi publicado na edição de Abril (nº. 172) da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais