Tem electrodomésticos velhos e quer trocá-los gratuitamente? Apoio já não é só para familias pobres

O programa E-lar, que substitui gratuitamente electrodomésticos velhos por novos mais eficientes, vai começar ainda este mês. Vai poder trocar o seu fogão, forno e esquentador a gás por equipamentos eléctricos eficientes. O apoio era inicialmente só para famílias pobres, mas vai ser alargado a todos, quem o diz é o Contas Poupança.

Já é conhecida a lista de equipamentos que pode trocar ao abrigo do apoio E-lar. Será apenas para fogões, fornos e esquentadores (a gás ou pouco eficientes). A ideia é trocar gratuitamente esses aparelhos por equipamentos eléctricos de classe A ou superior.

Este apoio já não é apenas para pessoas ou famílias em que alguém tem tarifa social de energia ou apoios sociais mínimos; o programa vai ser alargado também a famílias que vivem em bairros vulneráveis (sociais ou históricos) e a todas as famílias em geral.

O que ainda não está definido é o valor do apoio para cada um dos grupos, sendo que garantidamente será a 100% para as famílias mais pobres.

De acordo com o Contas Poupança, o objectivo é que o programa seja simples, e eficiente, para evitar os atrasos e complicações dos programas anteriores. Para que isso aconteça, está a ser estudado o mesmo modelo que foi usado para os carros o dos operadores no mercado que vendem este tipo de equipamentos, para que as trocas dos aparelhos velhos pelos novos sejam efectivamente feitas e com pouca possibilidade de burlas ou aproveitamentos abusivos. É preciso também garantir que os aparelhos sejam realmente usados pelos beneficiários e que permaneçam de facto nas habitações deles.