
Só se fala de inteligência artificial, mas este outro tipo de inteligência é mais importante. E também pode ser aprendida
Num mundo cada vez mais dominado pela inteligência artificial (IA), em que inúmeras tarefas estão a ser automatizadas, os seres humanos terão de encontrar soluções para se destacar no mercado laboral (e não só). Até ver, o lado humano não tem sido conseguido ser replicado pela máquina. Veja como apostar na sua inteligência emocional (IE).
Na Psicologia, a inteligência emocional (IE) refere-se à capacidade de percepcionar, compreender e gerir as próprias emoções e relacionamentos. Envolve estar consciente das suas emoções e dos outros e usar essa consciência para orientar o pensamento e o comportamento.
Liderar pessoas é, por si só, uma tarefa difícil, que, certamente, se tornará ainda mais árdua se não conseguir gerir as suas próprias emoções ou as daqueles que o rodeiam, avança o Positive Psychology.
Independentemente do QI e personalidade de cada um, psicólogos comprovaram que a IE é capaz de predizer a eficácia da liderança. Além disso, verificaram que a inteligência emocional, particularmente a compreensão e gestão das emoções, estava fortemente relacionada com comportamentos de liderança transformacional (positivos) dos gestores seniores.
Como desenvolver a IE
Numa entrevista em Harvard, Margaret Andrews, instrutora de inteligência emocional em liderança, descreveu três passos fundamentais:
- Reconheça e nomeie as suas emoções
Reservar tempo para observar e rotular os seus sentimentos pode ajudá-lo a escolher a melhor forma de responder às situações. - Peça feedback
Mesmo que isso o possa fazer estremecer, é útil ouvir o ponto de vista de outras pessoas sobre a sua inteligência emocional. Pergunte às pessoas como é que acham que lida com situações complicadas e responde às emoções dos outros. - Leia
Ler livros a partir da perspectiva de outra pessoa pode aprofundar a sua compreensão do seu mundo interior e, ao mesmo tempo, aumentar a consciência social.
A MindTools acrescenta seis formas de melhorar a inteligência emocional com um pouco de autorreflexão e honestidade:
- Observe como responde às pessoas – Está a ser preconceituoso ou tendencioso nas suas avaliações dos outros?
- Pratique a humildade – Ser humilde em relação às suas conquistas significa que pode reconhecer os seus sucessos sem se vangloriar.
- Seja honesto consigo mesmo sobre os seus pontos fortes e vulnerabilidades e considere as oportunidades de desenvolvimento.
- Pense na forma como lida com eventos stressantes — Procura culpar os outros? Consegue controlar as suas emoções?
- Assuma a responsabilidade pelas suas acções e peça desculpa quando necessário.
- Considere como as suas escolhas podem afectar os outros — Tente imaginar como se podem sentir antes de fazer algo que os possa afectar.