Novo espaço de coworking e incubação de empresas

A Fundação da Juventude lançou o Programa StartUP Juventude, uma iniciativa estratégica de apoio e estímulo ao empreendedorismo jovem. A StartUP Juventude é suportada por dois Ninhos de Empresa (NIDE) que são espaços de incubação e coworking que integram a Rede Nacional de Incubadoras, criada pela Iniciativa StartUP Portugal.

 

Com capacidade para mais de uma centena de jovens, distribuídos entre gabinetes e espaços de co-working, os NIDE disponibilizam um conjunto de serviços de apoio aos jovens empreendedores, para a criação e expansão do próprio negócio ou empresa. Vão desde a selecção e avaliação de ideias/ projectos, passando pelo aconselhamento na área de Gestão, Marketing, Finanças, Assessoria Jurídica ou Desenvolvimento de produtos e serviços, apoio ao desenvolvimento do Plano de Negócios, ajuda no acesso a fontes de financiamento e sistemas de incentivos e todo o serviços de incubação, como cedência de instalações, serviços partilhados, promoção corporativa e apoio na gestão.

Para Ricardo Carvalho, presidente executivo da Fundação da Juventude «é importante que surjam novos e renovados instrumentos de apoio a jovens empreendedores de modo a promover o desenvolvimento de projectos empresariais sustentáveis. A StartUP Juventude, mais do que uma estratégia de apoio à criação e implementação de Startups, constitui uma importante ferramenta que permite assegurar a longevidade das empresas enquanto motores de criação de emprego e de criação de valor económico defende.

A StartUP Juventude promove ainda uma série de iniciativas com vista à promoção da educação para o empreendedorismo, como sejam programas de estágios, concursos de ideias, negócios, roteiros de empreendedorismo e inúmeros encontros de mentoring e partilha de informação e experiências.

 

Networking: uma aposta da StartUP Juventude

Através dos NIDE, a StartUP Juventude disponibiliza igualmente um conjunto de oportunidades de networking através da rede de fundadores e de parceiros da Fundação da Juventude. O presidente reforça que «a StartUP Juventude, mais do que facultar espaço e apoio logístico, procura promover a participação dos jovens em iniciativas ligadas ao empreendedorismo – worshops, seminários, formação, projectos nacionais e internacionais. Para um maior suporte aos jovens empreendedores, o Programa StartUp Juventude estabeleceu parcerias estratégicas com IAPMEI, IEFP e IPDJ, para além de contar com o apoio dos Municípios do Porto e de Lisboa, como parceiros estratégicos locais», partilha.

Os espaços NIDE, destinam-se a jovens empreendedores com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos, recém-licenciados ou com formação técnica especializada ou simplesmente experiência profissional comprovada ou complementar na sua área de negócio.

Os gabinetes de incubação implicam o pagamento de uma renda a preço competitivo e disponibilizam uma série de serviços partilhados como seja o apoio de secretaria, reprografia, telecomunicações, internet, sala de reuniões e copa. A utilização dos espaços pode ser através do sistema de aquisição de gabinetes ou recorrendo às soluções de co-working que permitem a partilha de conhecimentos entre os empreendedores.

O espaço NIDE de Lisboa situa-se na Rua do Conde Redondo, com uma área total de 600m2, distribuídos por dois pisos. Possui 15 gabinetes de diferentes tipologias com capacidade total para 40 jovens empreendedores e um espaço de Co-working com capacidade para 24 jovens empreendedores em simultâneo.

No Porto, o Ninho de Empresas encontra-se na Rua de Costa Cabral, possui uma área total de 500 m2, distribuída por um total de quatro pisos, com 14 gabinetes de diferentes tipologias, com capacidade total para 36 jovens empreendedores. O espaço Co-working tem capacidade para acolher 18 jovens empreendedores em simultâneo.

Mais informações no site em www.startupjuventude.pt

Ler Mais