
Oito tendências de Gestão de Pessoas e liderança que a IA prevê para este ano
Com base nas tendências actuais e projecções para o futuro próximo, o High Play Institute indicou oito tendências que a Inteligência Artificial (IA) prevê para 2026 em termos de gestão de pessoas e liderança.
São elas:
1. Trabalho híbrido avançado:
Modelos de trabalho híbrido mais sofisticados, com tecnologias de realidade virtual e espaços de trabalho físicos redesenhados para facilitar a colaboração.
2. Foco no bem-estar:
Programas de bem-estar abrangentes para cuidar da saúde mental, física e financeira. Integração de tecnologias para acompanhar a produtividade das pessoas.
3. Aprendizagem contínua + personalizada:
Plataformas de aprendizagem alimentadas por lA, com treino personalizado baseado nas necessidades individuais e objectivos da empresa.
4. Liderança ética, sustentável e ágil:
Aumento da responsabilidade dos líderes em questões como a sustentabilidade e o impacto social. Maior transparência e modelos de liderança mais horizontais e colaborativos, com metodologias ágeis.
5. Gestão por dados e análise preditiva:
Uso abrangente de análise de dados para prever tendências de retenção, engagement e desempenho, para que a tomada de decisão seja baseada em dados.
6. Foco em habilidades soft:
Maior valorização das competências como a empatia, resiliência e capacidade de adaptação, treino da inteligência emocional e relação interpessoal.
7. Gestão de pessoas de diferentes gerações:
Estratégias específicas para gerir e integrar cinco gerações no mesmo local de trabalho com programas de mentoria para promover a troca de conhecimentos entre gerações.
8. Foco na experiência do colaborador:
Desenho de roteiros de pessoas personalizadas, semelhantes aquilo que se desenha para os clientes.