
O impacto do mundo VUCA na Gestão de Pessoas
A Mercer | Jason Associates organizou na passada segunda-feira o Human Evolution Design Event, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova, em Lisboa. O destaque foi para o conceito de Human Evolution Design (HED), que, defenderam, marca o início de uma nova era na Gestão de Pessoas.
Pedro Cobra foi o storyteller do evento, que começou por salientar que foi a pensar nesta alteração de paradigma, de crescimento sustentável para harmonia sustentável, que a Mercer e a Jason Associates se apresentam no mercado de uma forma totalmente inovadora e, de certa forma, disruptiva propondo um conceito totalmente novo de abordar a gestão das pessoas nas organizações.
E foi de forma inovadora que, sob o mote “Super Heroes Joining Forces for the Future”, cara orador – Diogo Alarcão, CEO da Mercer Portugal, Sónia Nunes, People & Culture Manager da Mercer | Jason Associates, Pedro Brito, fundador da Jason Associates, partner da Mercer e responsável pela área de Career em Portugal, e Christopher Johnson, senior partner e líder regional da área de Career da Mercer – deu a conhecer a uma plateia de quase 300 pessoas, o super heroi que personifica: super homem, khaleesi, Jedi e 007, respectivamente.
Diogo Alarcão falou sobre a proposta de valor e as principais alterações estratégicas decorrentes da recente aquisição da Jason Associates pela Mercer, reforçando o pilar “Make Tomorrow, Today”. «É crucial pensar no futuro, agindo hoje. Esta união começou a fazer todo o sentido há dois anos atrás e depois seguimos um processo muito natural de conhecimento e descoberta mútua. Estamos num momento de grande entusiasmo e vamos aproveitá-lo para desenvolver novas forças e novas soluções e fazer a diferença no nosso mercado”, salientou o responsável.
A este pilar junta-se o da Jason Associates: “Pessoas felizes, fazem mais e melhor, por mais tempo”, resultando no “super-poder” de transformar os sonhos e ambições dos clientes em realidade, ajudando-os a superar os obstáculos.
O CEO da Mercer destacou ainda que a força desta união entre uma empresa americana e uma empresa portuguesa está nas suas diferenças – inovação e espírito disruptivo por um lado, e estrutura e reputação por outro – mas também no que têm em comum – o objectivo de fazer as pessoas felizes. Mantendo o modelo de governance da Jason, às suas sete equipas juntou-se uma oitava, da Mercer, com a garantia de serem, não só consultores competentes mas advisers corajosos, focados no desenho de uma estratégia com impacto no negócio, através de frameworks robustos mas flexíveis.
Num evento onde o conceito de VUCA (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity) foi muito comentado como sendo definidor do momento que vivemos actualmente, Sónia Nunes apresentou momentos de uma entrevista a Pedro Ferreira, PhD em Neurociências na Fundação Champalimaud para dar deixar algumas pistas sobre o que este mundo VUCA está a fazer ao nosso cérebro, e sobre as consequências do stress. E partilhou com a audiência algumas crenças, baseadas na sua experiência, em relação ao papel da liderança:
– Que final feliz querem para a vossa história? É preciso construir e partilhar a sua visão ara o futuro:
– Quer ser herói ou vilão? Crie uma “zona segura” para a sua equipa. Um líder vilão pode fazer mal à saúde dos colaboradores;
– O que espera de cada actor? Clarifique o papel e a importância de cada personagem do enredo e dê feedback para reduzir os níveis de incerteza dos colaboradores:
– Quem vai ser a estrela da história? Deixe que todos brilhem;
– Como vai ser a vida das suas pessoas na sua história? Não as asfixie, crie condições para que as pessoas possam usufruir das suas vidas ou simplesmente tempo para contemplar:
– Como vai chegar ao coração do seu público? Com autenticidade, tocando todas as gerações, que são diferentes e com exigências diferentes, mas o verdadeiro desafio é não só chegar a cada geração mas a cada pessoa.
A responsável concluir afirmando que «as pessoas valem por aquilo nos fazem sentir». , comentou a responsável, avançando com exemplos pessoais e profissionais que ilustraram na perfeição estas suas crenças em relação ao papel da liderança.
Pedro Brito, por seu lado, avançou o conceito de “Geração Exponencial”, uma vez que actualmente todos temos acesso a informação, tecnologia de uma forma cada vez mais rápida. Os tempos mudaram. Hoje, a Inteligência emocional encontra-se nos top skills mais procurados num colaborador. «Nunca foi tão importante estar fisicamente presente num mundo cada vez mais digital. O futuro passa pela implementação de modelos holocráticos. Cada vez mais assistimos à coragem das empresas em pensar como se podem reinventar, alterar e acompanhar a mudança. É necessário aprender a lidar com as novas realidades», fez notar.
O responsável fez ainda a apresentação oficial da 4.ª edição do livro “HED – The Way Forward”, pensada para todos os que, de forma directa ou indirecta, tencionam promover a mudança nas suas organizações, construindo e mantendo ambientes saudáveis, para que os talentos escolham ficar, porque acreditam, porque vale a pena.
Todos os presentes receberam um exemplar do livro que conta com testemunhos de de 27 de especialistas na área de Recursos Humanos, sobre tendências, práticas e visões do futuro. Nesta 4.ª edição o conceito foi mudado de Human Experience Design para Human Evolution Design.
A complementar, apresentou-se o novo portal recheado de conteúdos para todos os profissionais estarem preparados para um mundo VUCA. Este website está disponível em www.humanevolutiondesign.com.
O último “super-herói” a entrar em palco foi Christopher Johnson, senior partner e líder regional da área de Career da Mercer, que encerrou o evento respondendo a três perguntas: Por quê a Mercer e a Jason Associates? Por que agora? E por quê investir em Portugal? Porque as pessoas são centrais tanto na Mercer como na Jason e, juntas, complementaram-se, aumentaram a oferta de serviços para os clientes. Agora porque na Mercer se aperceberam da escala das mudanças que se avizinham e as pessoas estão na agenda das organizações. E em Portugal pela sua «história incrível», que o torna um país global; porque conseguiu responder ao desafio da crise económica e está a crescer; e porque os portugueses são pessoas vibrantes.
Christopher Johnson terminou a sua intervenção anunciando que Portugal vai ser o país anfitrião da EMEA Compensation and Benefits Conference 2018, nos dias 4 e 5 de Outubro, aproveitando-se a ocosião para comemorar um ano da união da Jason Associates com a Mercer.
Veja também esta notícia.