REN junta-se à Misericórdia de Sines para auxiliar idosos

A Santa Casa da Misericórdia de Sines e a REN vão estabelecer uma parceria para disponibilizar o serviço de tele-assistência, 24 horas por dia, gratuitamente, aos idosos do concelho, com o objectivo de dar melhor resposta a emergências médicas, casos de solidão e violência doméstica.

 

Para aceder ao serviço, basta que os utentes primam um botão num controlo remoto e, num espaço de segundos, serão contactados por um call center, da responsabilidade da Helphone. Esta central de atendimento funciona todos os dias e não precisa de um telefone ao alcance da mão. Tem operadores treinados para o efeito.

«Temos uma politica de proximidade nas comunidades locais onde estamos inseridos e a REN tem, em Sines, uma parte muito significativa da sua actividade», refere Margarida Ferreirinha, directora de Comunicação e Sustentabilidade da REN. «Apoiamos este projecto da Santa Casa da Misericórdia de Sines porque acreditamos que faz diferença para a população, nomeadamente dos mais idosos, de Sines», salienta ainda.

Actualmente, existem 15 utentes com uma media de idades de 77 anos, que beneficiam deste serviço: 13 mulheres e 2 homens, todos eles residentes na área urbana do concelho de Sines. O serviço vai ser contactável por todas as redes telefónicas.

Para Luís Venturinha de Vilhena, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Sines, «este apoio da REN representa um precioso contributo que permite dar continuidade a um louvável projecto, que, entre outros aspectos, favorece a permanência dos idosos em suas casas, retardando a sua institucionalização e, oferece-lhes a possibilidade de um acompanhamento permanente, à distância de um pequeno ‘click’».

Além disso, de acordo com Luís Venturinha de Vilhena, o projecto «enriquece o Serviço de Apoio Domiciliário da Instituição, que assim vai além do apoio ao nível da alimentação, higiene pessoal e higiene habitacional. Em caso de acidente, de emergência médica ou até mesmo em situações de solidão os nossos utentes estão mais protegidos e acompanhados e isso deixa-nos mais convictos do cumprimento da nossa missão», esclarece. «Estamos muito gratos à REN por este apoio porque em parceria podemos fazer a diferença junto de quem mais necessita.»

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