Hábitos alimentares saudáveis: estão os colaboradores sensibilizados?

Um em cada dois colaboradores percepciona as novas tecnologias como uma ferramenta útil na melhoria dos hábitos alimentares. Esta é a conclusão da 5.ª edição do questionário “Food”, promovido pela Edenred.

 

Coordenado pela Edenred, o programa FOOD (Fighting Obesity through Offer and Demand – Combater a Obesidade por Oferta e Procura) inquiriu cerca de 20 mil colaboradores, o dobro de 2016 – e perto de 1300 proprietários de restaurantes, em oito países da Europa: Áustria, Bélgica, República Checa, França, Itália, Portugal, Eslováquia e Espanha. E concluiu que quer os colaboradores das organizações, quer os proprietários dos restaurantes se encontram mais atentos ao equilíbrio nutricional das refeições que ingerem, no período de almoço, ao longo dos últimos anos.

De acordo com o “FOOD 2017”, apresentado no webcast #LetsTalkFood, a 19 de Outubro, durante uma conferência no Parlamento Europeu, em Bruxelas,  metade dos colaboradores de empresas inquiridos (50%) acredita que as novas tecnologias podem ser uma ajuda no momento de adopção de hábitos alimentares saudáveis, algo que cerca de metade dos proprietários de restaurantes (46%) confirma.

Mas as respostas variaram consoante os países: enquanto metade dos colaboradores de empresas em Portugal, na Eslováquia, em Itália, em Espanha e na República Checa identificam as novas tecnologias como uma ferramenta útil na adopção de uma alimentação mais equilibrada, em França, 42% dos colaboradores que participaram no estudo não reconhecem essa utilidade.

Por sua vez, os proprietários dos restaurantes desses países revelaram pontos de vista semelhantes: enquanto um em cada dois proprietários de restaurantes em Portugal, Espanha, Eslováquia e Itália percepciona as novas tecnologias como uma ferramenta útil na melhoria dos hábitos alimentares, 87% dos proprietários de restaurantes, em França, discordam deste ponto de vista.

Adoptar uma dieta saudável e equilibrada é cada vez mais uma preocupação para os colaboradores das organizações. Os snacks a meio da manhã/tarde são já um hábito para os colaboradores das empresas, a nível europeu, uma vez que 72% desses inquiridos afirmou que leva esse tipo de snacks diariamente para o seu local de trabalho. Esta realidade é ainda mais expressiva em países como Portugal e a Eslováquia, nos quais essa afirmação é confirmada por 80% dos colaboradores.

O questionário, feito desde 2012, procura avaliar as necessidades alimentares dos colaboradores das organizações e, por outro, de motivar os proprietários dos restaurantes a disponibilizarem refeições mais equilibradas, do ponto de vista nutricional. As tendências verificadas nos últimos anos revelam um aumento significativo da consciencialização, entre fornecedores e consumidores, dos benefícios associados à adopção de hábitos alimentares mais equilibrados.

O webcast está disponível em www.letstalkfood.net. Esta conversa interactiva foi conduzida por Bertrand Dumazy, Chairman e Chief Executive Officer da Edenred, Nathalie Renaudin, Coordenadora do Programa FOOD e Sylvie Dejardin, profissional dedicada à área da Nutrição.

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