Nova plataforma para prevenção de riscos laborais

A plataforma europeia We@Work  tem como objectivo ajudar os trabalhadores e os empresários a alcançarem um ambiente de trabalho mais saudável e seguro, através da utilização de tecnologias como a Big Data  e os  wearables.

 

O projecto We@Work visa transformar o actual paradigma de saúde e prevenção dos riscos no trabalho com a implementação de um serviço que permita a auto-gestão da saúde aos trabalhadores e promova o aperfeiçoamento da operacionalização do seu posto de trabalho.

A Atos está a liderar o consórcio europeu que a está a desenvolver. Na sua base, está um novo sistema que utiliza os dados dos sensores, as tecnologias de segurança e de ergonomia, bem como as tecnologias de informação e comunicação, para monitorizar os trabalhadores, identificar e lançar alertas preventivos de eventuais perdas de capacidade e riscos inerentes aos postos de trabalho, facilitando a auto-gestão e permitindo que os trabalhadores possam beneficiar de um ambiente de trabalho saudável.

De acordo com o comunicado da empresa de transformação digital, está previsto que a plataforma fique pronta antes do final de 2017, prevendo-se que se venham a realizar pilotos no Hospital Universitário de Karolinksa na Suécia e na sede da Atos Espanha durante 2018.

Tecnologia para melhorar saúde no trabalho

Esta plataforma assegurará a capacidade psicológica e física da equipas para operarem nos cenários mais exigentes, permitindo identificar atempadamente os sintomas de fatiga, prevenir transtornos musculares e nos ossos, inerentes a posturas inadequadas, criando de igual modo sistemas individuais e personalizados que possibilitem evitar o stress e promover o bem estar no trabalho.

O custo derivado dos acidentes de trabalho e dos demais problemas de saúde relacionados com o trabalho representam entre 2,6% a 3,8% do PIB europeu. Nos Estados Unidos da América, só o stress associado ao trabalho é responsável por prejuízos de mais de 300 milhões de dólares por ano.

O consórcio é liderado pela Atos Espanha, pela Philips Research, pela Quiron Prevención, e pelo Instituto Karolinksa KTH-Kungliga Tekniska Högskolan, Z-Health Technologies (Z-HT), pela província de Estocolmo e pelo Hospital Universitário Karolinska.

Outras aplicações como a Pocket mHealth da Atos, em conjunto com a plataforma Phillips HealthSuite na cloud irão permitir gerir as tecnologias e os dados  dos dispositivos portáteis de monitorização, como as peças de vestuário com sensores Z-HT e os sensores de movimento, bem como os sinais fisiológicos integrados no Phillip Health Watch.

Veja também estas notícias

Ler Mais