Saber quando marcar entrevista de trabalho
Os especialistas afirmam que não existe a hora ideal para marcar uma entrevista de trabalho, contudo há alturas do dia que podem ser mais vantajosas para o candidato. Ter em conta variáveis como a urgência, o cansaço acumulado ao longo do dia ou as horas de maior trânsito podem fazer a diferença.
“Possivelmente, no início do dia, [o candidato] estará mais calmo enquanto no final do dia estará exausto depois de um dia de trabalho cheio de reuniões”, defende Eduardo Abreu, líder da expertise de Recursos Humanos da HAYS Recruiting experts worldwide, em declarações à revista brasileira Exame.
Quando se pergunta “Qual é a hora mais conveniente para si?” devem ser tidas em conta diferentes variáveis antes de responder. Uma delas é a urgência da empresa que recruta: se é urgente não deve procurar marcar para uma semana mais tarde. Por outro lado, para quem está a trabalhar, não é conveniente mostrar-se com uma disponibilidade total. “Se sai do trabalho às 16h e diz que pode fazer a entrevista, já começo a avaliar o estilo profissional, se é comprometido ou não”, afirma Vera Vasconcellos, consultora da Career Center.
Quantos aos dias de semana, é pouco aconselhável fazer a entrevista nos anteriores a um feriado, já que estes são atípicos para o entrevistador. A hora escolhida deve ter também em atenção o trânsito e o tempo que vai perder, o ideal é marcar a entrevista fora das horas de ponta, já que assim se evita um potencial factor de stress.