Isabel Viegas, docente na Universidade Católica Portuguesa*
Recebi muitos (e bons…) conselhos ao longo da minha vida. Tenho a certeza que não seria a pessoa que sou hoje, se não me tivesse cruzado com pessoas melhores do que eu, mais sábias e que me ensinaram muito.
Destaco talvez um momento que ocorreu muito precocemente na minha vida profissional e teve um enorme impacto ao longo dos anos: Quando em início de carreira, um dia conversava com o meu Pai sobre a dificuldade de me relacionar com uma pessoa no trabalho. Respondeu-me, “Filha, sobe um degrau e vê as coisas com alguma distância”. Foi um ensinamento que me inspirou em inúmeros momentos e me fez ganhar sempre visões diferentes de um mesmo tema. “Subir um degrau” é um excelente conselho. Para a vida.
A minha experiência em acompanhar muitas mulheres na gestão das suas carreiras, leva-me a eleger os seguintes quatro conselhos:
1.º Tome a rédea da sua carreira e não espere que a sorte a vá levando. Dedique regularmente algum tempo para a gestão do seu percurso profissional (onde está, o que ambiciona e sobretudo o que tem de fazer para lá chegar), à sua “imagem de marca” (aquilo que faz naturalmente melhor) e ao seu networking (mantenha-se no “radar”).
2.º Assuma o poder, sem medo e com confiança. Ter poder não quer dizer tomar sempre as melhores decisões ou não cometer erros. Ter poder é sinónimo de realização, de fazer acontecer.
3.º Trabalhe ter presença em todas as situações. Exprima o que pensa com confiança. Desenvolva muito boas competências em comunicação eficaz. E tenha atenção aos sinais que transmite pela postura.
4.º Construa uma boa rede de suporte, não tente fazer tudo sozinha e aprenda a delegar. Afinal não há super-mulheres, como não há super-homens…
* e consultora em Estratégia de Recursos Humanos