A Revolução Subtil
O uso das redes sociais é profissionalmente relevante, sobretudo na área de Recursos Humanos e nas questões de Recrutamento e Selecção.
Por TitiAna Amorim Barroso
«Nenhuma empresa pode ficar indiferente a esta realidade: uma revolução subtil, que veio para ficar», garante Filipe Carrera, formador internacional e especialista em networking. Muitas são as empresas que utilizam, cada vez mais, o e-recruitment, como a Optimus, a IKEA Portugal, os CTT, a Sonae que criou a sua própria rede Contacto, e o caso da Talent City. José Bancaleiro, managing partner na Stanton Chase International Portugal e CEO da HumanCap International garante que: «a maneira como recrutamos é pré-histórica. Tenho uma forte convicção que, dentro de uns anos, o recrutamento vai ser só electrónico»
As redes sociais – tal como o Linkedin, Twitter, Facebook, Xing e Viadeo – representam uma nova tendência de partilha de contactos, de informação e de conhecimento. Cada vez mais, o uso do Social Media é profissionalmente relevante e, a comprovar está o facto de 41,7 milhões de europeus serem já utilizadores regulares de sites de networking social, estimando-se que, até final de 2012, passem a ser 107,4 milhões, dados da Consultora Let’sTalkGroup.
O crescimento de redes profissionais representa uma nova oportunidade para acelerar o processo de pesquisa, promover os serviços e as competências da própria empresa a um mercado mais amplo. É cada vez mais importante gerir os contactos nestas redes, pois estas são uma das principais ferramentas de trabalho no século XXI.
Trabalhar em rede, ou network, é uma das mais antigas actividades da humanidade, aqueles que a dominam serão líderes e melhores profissionais», esclarece Filipe Carrera.
As redes sociais foram evoluindo para ambientes virtuais mais complexos, reforçando a esfera da comunicação. Consecutivamente tem-se vindo a registar um aumento significativo de pessoas a aderirem e, ao mesmo tempo, de organizações.
Mas qual a extensão da mudança em curso? Sabemos que não se cinge às mudanças que vemos, diariamente, a ocorrer no mundo Árabe, a própria forma como nos relacionamos está a alterar-se de forma drástica e quanto mais rápido nos adaptarmos mais oportunidades teremos de acesso.
José Bancaleiro assevera que o e-recruitment demonstrou ser imbatível. Ainda assim, para encontrar os melhores candidatos dentro das condições definidas on-line, é preciso saber usar os meios de Social Media da forma correcta.
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