Mercedes: Os colaboradores como os primeiros clientes
Pessoas felizes e motivadas criam mais valor. Na Mercedes-Benz Portugal acredita-se nesta máxima e por isso tem-se vindo a promover várias iniciativas para reforçar o espírito de equipa. Veja o vídeo.
Por Ana Leonor Martins
Desde 2012 que a Mercedes-Benz tem vindo a desenvolver projectos em torno das ondas gigantes da Praia do Norte e do surfista Garrett McNamara, tendo estabelecido no Porto de Abrigo da Nazaré uma sede para o surf – o Mercedes–Benz Lounge & Garage –, que acolhe os convidados da marca, jornalistas e atletas. Porque «o sucesso das acções que a marca ali tem vindo a desenvolver resulta do envolvimento e empenho dos colaboradores responsáveis pela sua organização, surgiu a ideia de possibilitar uma experiência única também aos colaboradores. Foi um passo pequeno e natural, com resultados evidentes em termos de motivação e sentido de pertença à marca», garante Helena Morgado, directora de Recursos Humanos da Mercedes-Benz Portugal. «A possibilidade de contactar com o embaixador da marca Garrett McNamara e a sua equipa é um factor de diferenciação.»
Recentemente, aquele espaço inovador recebeu a equipa de direcção da Mercedes-Benz Portugal. Dezasseis managers que têm participado num programa de high top performance com a colaboração da Universidade Católica, realizaram um dos últimos encontros na Nazaré, participando em diversas actividades, incluindo experienciar as ondas», partilha a responsável, concretizando: «O programa passou pela recepção no Mercedes-Benz Lounge & Garage, que é o ponto de partida para as diversas actividades com cariz mais ou menos radical, desde passeio de buggy, speed boat sprum, experiência North Canyon navegando por cima do canhão da Nazaré ou aula de SUP (Stand up Paddle). O almoço foi preparado e servido no próprio lounge, num ambiente muito animado e acolhedor. A terminar realizou-se uma visita ao farol da Nazaré, com explicação da história local.»
São várias as experiências ali proporcionadas aos colaboradores, a mais recente das quais teve lugar já este mês de Junho, perfazendo até agora o envolvimento de cerca de 70 colaboradores, de um universo de 180 na Mercedes-Benz Portugal. E, sempre que possível, estas acções são combinadas com a disponibilização de test drives dos diversos modelos Mercedes-Benz e smart, permitindo aos colaboradores um contacto mais próximo e directo com os produtos que comercializamos.
A promoção do nível de compromisso e da motivação dos colaboradores é um dos pilares da estratégia de Recursos Humanos.
Para Helena Morgado, «este tipo de iniciativas marca pela diferença, pela oportunidade, muitas vezes única, de participar em actividades que são normalmente desenhadas para outro público-alvo, directamente relacionado com o negócio. O reforço do sentimento de orgulho e pertença à marca é o
maior achievement, fazendo de cada colaborador um genuíno embaixador da marca», acredita. «Estas, e outras iniciativas, permitem que se sintam parte integrante do negócio, vivendo e experienciando os valores da marca Mercedes-Benz. Os colaboradores são os nossos primeiros clientes.»
Reforçar o espírito de equipa
Assim, a Mercedes-Benz Portugal tem vindo a levar a cabo várias iniciativas relacionadas com o reforço do espírito de equipa. Acções de team building desenhadas à medida das diversas equipas são uma prática corrente, desde workshops de cozinha, escape-rooms, peddy paper, experiência no golf, provas de vinhos,
passeios de barco no Tejo, aventuras mais arrojadas como coasteering ou a referida experiência exclusiva na Nazaré, são alguns exemplos.
Leia o artigo na íntegra na edição de Junho da Human Resources e veja o vídeo.