Como obter uma produtividade extraordinária
“A produtividade não é fruto do acaso. É consequência de escolhas”, afirmou Mário Ceitil, director associado da Cegoc, no evento View Point | Launch Meeting 2012, que teve lugar em Lisboa, dia 12 de Janeiro.
O objectivo deste evento passou por debater a produtividade nas organizações, antecipar tendências e apresentar “As 5 Escolhas para a Produtividade Extraordinária”, um lançamento da FranklinCovey, parceira da Cegoc, no nosso país.
Para Mário Ceitil, a produtividade implica uma atenção focalizada, ter o objectivo do resultado a atingir definido e, ainda, sentir gozo pessoal na actividade que se está a desenvolver.
Jeremy Blain, International Partner Network director do grupo Cegos, apresentou o estudo mundial “Training Today and Training Tomorrow” com as tendências na área da formação, para 2012, em videoconferência a partir de Singapura. Enquanto as empresas na Europa e nos Estados Unidos prevêem gastar o mesmo ou menos em formação, o Brasil é um mercado em expansão: 74% das empresas pretendem investir mais nesta área. Gestão e Liderança são os temas preferidos por brasileiros, já os europeus e os norte-americanos apostam mais nas sofskills, sobretudo de linguagem e comunicação. Sendo que o coaching é uma das áreas em crescimento no velho continente.
Uma macro tendência é a aposta na tecnologia, com formação em multiplataforma. No entanto, Jeremy Blain alerta: «Dentro de cinco anos, a maioria da população activa vai pertencer à geração Y [nascidos na década de 80] e, ao contrário do que se pensa, esta geração pede mais contacto humano, como formações em sala, do que à distância».
“As 5 Escolhas para a Produtividade Extraordinária”:
1. Aja sobre o que é importante: em oposição a reagir apenas ao que é urgente. A importância define-se pelo que gera um impacto significativo ou pode ser visto como uma mais-valia
2. Persiga o extraordinário: não basta contentar-se com o razoável, mas, para atingir a excelência, há que estabelecer metas
3. Dê prioridade às pedras grandes: escolha as actividades de grande impacto, em vez de perder tempo com as pequenas questões
4. Domine a tecnologia: e não se torne um escravo dela, deve usar como um recurso para ajudar a produtividade e não ao desperdício de tempo
5. Alimente a sua chama: para ser produtivo é necessário manter um nível de energia constante e elevado, para isso é importante cuidar de si: alimente-se, relacione-se, movimente-se, durma e relaxe todos os dias.