Black Friday: O sucesso de vendas é só parte da história. O maior desafio é outro…

Novembro já não é apenas o prenúncio do Natal, mas também o início do tão esperado “Black Month” (ou mês da Black Friday) para os consumidores ávidos por descontos. Este fenómeno, originado nos Estados Unidos e difundido globalmente, traz consigo não apenas oportunidades de compra, mas um desafio crucial para as empresas de retalho: como transformar este sucesso de vendas num negócio verdadeiramente lucrativo?

Por Bruno Batista, manager na LTPlabs

 

A mensagem central que emerge da análise da Black Friday é que o sucesso vai muito além dos números estrondosos de vendas. Em 2022, Portugal foi mesmo o terceiro país da Europa que mais vendeu, com um aumento de 7% das vendas comparativamente com 2021. Contudo, é fundamental não atingir apenas o patamar de vendas desejado, mas assegurar também a capacidade de operacionalizar a entrega com níveis de satisfação que fomentem a fidelização do cliente. Eis, assim, algumas sugestões de complemento ao potencial êxito nas vendas.

 

Inteligência Artificial: o segredo para o sucesso da Black Friday nos dias de hoje

A tecnologia tem-se mostrado uma aliada insubstituível para as empresas de retalho durante a Black Friday. A utilização de Inteligência Artificial (IA) e análise de dados tornou-se essencial para optimizar os fluxos logísticos, reduzir os custos de entrega, e muito mais. Actualmente, os algoritmos de IA têm a capacidade de prever com elevada precisão diferentes cenários de procura, optimizar rotas de entrega e, até mesmo, antecipar problemas logísticos, garantindo que os produtos chegam aos clientes no prazo estipulado.

Além disso, a capacidade de escalonar e planear a força de trabalho, de acordo com as necessidades, permite antecipar o stress operacional de picos de procura, optimizando a alocação de recursos de forma eficaz e mantendo um atendimento ao cliente de excelência.

 

Estratégia e aposta no marketing

Neste período altamente concorrencial onde predominam dois extremos – a compra planeada e a compra por impulso -, estar no momento certo, à hora certa, com o produto certo nunca fez tanto sentido. A monitorização e ajuste em tempo real da publicidade e canais publicitários são cruciais para garantir o esperado desempenho das vendas.

Neste capítulo, a análise de dados tem um papel de recomendação, permitindo ajustes imediatos que direccionam os recursos para onde são mais eficazes, garantindo que o trinómio cliente-produto-promoção tem um fundamento prático e baseado no comportamento generalizado de compra, tanto para atrair novos clientes como para recompensar actuais.

 

Maximização de resultados financeiros

Garantir que o sucesso da Black Friday se traduz também em sucesso financeiro passa por encontrar o melhor ponto de equilíbrio entre a quantidade vendida e a margem por venda. A análise de dados, potencializada pela IA, revela-se um excelente aliado na criação de planos promocionais focados no aumento da margem e da receita.

Seja pela modelação do comportamento preço-procura, seja pela probabilidade de gerar vendas adicionais, adaptar a estratégia promocional ao comportamento do consumidor permite desenhar campanhas de desconto mais direccionadas e atractivas.

 

Excelência operacional

Por fim, o impacto do Analytics e da IA ultrapassa as vendas, influenciando tópicos como a gestão de inventários e planeamento de capacidade operacional. Analisar dados antecipa a procura, o tráfego em canais e o comportamento da concorrência, permitindo uma preparação eficiente e decisões bem-informadas.

Actualmente, a Black Friday transcende a mera venda; é um campo de batalha onde as empresas competem pela atenção e carteiras dos consumidores. Num cenário onde a fidelização dos clientes é crucial, a IA desempenha papel crítico, optimizando logística, personalizando experiências, ajustando estratégias publicitárias e maximizando margens e receitas. Investir em analytics não é uma opção futura, mas uma condição necessária para sobreviver no presente.

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